O modelo de governança pública rondoniense é referência no Brasil em conduta anticorrupção, responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, e na geração de resultados que beneficiem a população. Com isso, o governo de Rondônia está em evidência com reconhecimentos, prêmios e melhores posições nos rankings de boas práticas. Tanto que inspirou a campanha Fale Bem de Rondônia a celebrar as conquistas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, defende uma gestão pública eficiente que resulte em soluções para o estado avançar em qualidade de vida e em desenvolvimento. ‘‘Temos planejamento, gestão de recurso e trabalhamos para obter resultados que transformem a vida da população, em um esforço conjunto com todos que querem o progresso do estado. E os indicadores de governança mostram o quanto estamos avançando na qualidade da gestão’’, pontuou.
O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, salienta que, a governança em Rondônia está conectada com inovações e melhores práticas. ‘‘Trabalhamos para que a gestão pública alcance resultados rápidos e com eficiência. Conscientes que os impostos devem voltar para a população de forma que realmente beneficie a população, criando ambiente mais favorável para o estado prosperar.’’
Vamos conferir o top 5 dos destaques da governança rondoniense:
1 – SELO DIAMANTE EM TRANSPARÊNCIA
O governo de Rondônia é Selo Diamante em transparência pública, o que o faz referência no Brasil em conduta anticorrupção. Essa classificação só é concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), quando as instituições atingem o mais alto grau de transparência dos dados, por meio de seus portais oficiais. Para obter o “Selo Diamante”, é preciso alcançar um nível de transparência entre 95% e 100%.
“Selo Ouro” em Transparência Pública 2022 – 91,82%.
“Selo Diamante” em Transparência Pública 2023 – 99,29%.
“Selo Diamante” em Transparência Pública 2024 – 98,92%.
2 – MODELO DE GESTÃO FISCAL E CONTÁBIL
O governo de Rondônia também é modelo de gestão fiscal e contábil com conquistas de troféus da Secretaria do Tesouro Nacional pela Qualidade da Informação Contábil Fiscal. No estado, o que cada cidadão deseja, ter segurança que cada centavo do orçamento público seja investido com transparência e atenda às necessidades da população está sendo atendido com o aperfeiçoamento tecnológico e das boas práticas da Administração Pública.
2023: Nota A em Qualidade da Informação da Qualidade Contábil Fiscal e 3º lugar no Brasil na categoria “Melhor Desempenho Geral” do Brasil.
2024: Nota A em Qualidade da Informação da Qualidade Contábil Fiscal e 2º lugar no Brasil em ‘‘Melhor Desempenho Geral’’.
3 – NOTA MÁXIMA EM CAPACIDADE DE PAGAMENTO
O governo de Rondônia é pelo quinto ano consecutivo, nota A em Capacidade de Pagamento (Capag), nota máxima na avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional. E ainda ganhou o acréscimo do ‘‘+’’ pela qualidade das informações contábeis e fiscais, reforçando sua credibilidade tornando-se A+. A nota considera três indicadores fundamentais: endividamento, poupança corrente – que mede o equilíbrio entre receitas e despesas e liquidez relativa – que analisa a situação de caixa. Um reconhecimento de que o estado cumpre suas metas fiscais e honra o pagamento de fornecedores e servidores em dia. Essa nota A+ torna o estado um ambiente de alta segurança para os investidores.
4 – DESTAQUE EM EFICIÊNCIA DA MÁQUINA PÚBLICA
Rondônia está no 4º lugar no ranking nacional em eficiência da Máquina Pública. Com 89,9 pontos no indicador do Centro de Liderança Pública (CLP), o estado demonstra que há competência na administrativa do governo estadual, sinalizando que Rondônia tem um bom governo. O desempenho também contribui para tornar o estado mais competitivo no Brasil. Esse é um reconhecimento da transformação que o governo tem proporcionado ao estado, gerando mais qualidade de vida e desenvolvimento.
5 – HARMONIA ENTRE PODERES
O governo de Rondônia mantém uma governança em harmonia com os poderes Legislativo e Judiciário, além de manter parceria com Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO), Ministério Público do Estado (MPE/RO) e Defensoria Pública do Estado (DPE/RO) para alinhamentos e ações integradas que beneficiem a população. No estado, com a liderança do governo de Rondônia na execução de políticas públicas a um esforço conjunto dos poderes e instituições para atender às necessidades da população nos 52 municípios. Assim, o estado vem mostrando força para vencer desafios e alcançar conquistas para o bem da coletividade.
FALE BEM DE RONDÔNIA
Com essa crescente valorização do estado, a campanha Fale Bem de Rondônia convida todos os rondonienses a compartilharem suas histórias positivas sobre o estado e contribuírem para fortalecer sua imagem nacionalmente
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Nilson Santos e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia