Rondônia deve continuar sendo um destino importante de compras pelo mercado global em 2025. O estado vem, ano a ano, batendo recorde de exportações, registrando um crescimento de 103% de 2019 a 2024, e o governo estadual já está em plena execução de novas estratégias para expandir e fortalecer os destinos dos produtos para consumo em todo o mundo.
Atualmente, o estado está presente em 116 países, com 295 produtos, e atingiu US$ 2,6 bilhões em exportação em 2024, um recorde histórico. Em 2025, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, aponta que a perspectiva é de um cenário ainda melhor. ‘‘O governo de Rondônia impulsionará ainda mais as exportações e inovações em estratégias, inclusive com capacitação de produtores e empresários, para fazer os produtos rondonienses prosperarem ainda mais no mercado global’’.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, os olhares de investidores estão se voltando para Rondônia, interessados na combinação de qualidade e sustentabilidade. ‘‘Temos trabalhado diariamente para dar todas as condições para os negócios prosperarem, que vão desde o apoio ao produtor, passam pela capacitação do comerciante e finalizam na comercialização no mercado nacional e internacional’’. O estado é referência na produção de tambaqui, café, cacau e carne bovina de alto padrão de qualidade.
Entre as estratégias do governo de Rondônia para manter exportações em alta em 2025, destacam-se:
Reativação do Comitê de Comércio Exterior de Rondônia (Comex-RO) – Governo reúne representantes de diversas instituições públicas e privadas para discutir estratégias de ampliação e fortalecimento das exportações rondonienses;
Workshops de cultura exportadora para a indústria de alimentos – com palestras sobre conhecimentos e oportunidades realizadas em parceria com associações setoriais e câmaras de comércio para as empresas locais conquistarem o mercado nacional e global;
Caravana do Agro Exportador – capacitação de produtores e empresários dos setores de carne bovina, pescados, grãos, cacau e café, oferecendo capacitação, acesso a linhas de financiamento e estratégias para abertura de mercados internacionais.
O governo de Rondônia também já pegou voo e teve como destino os Estados Unidos como primeira missão do ano para promover a produção do estado, especialmente o tambaqui na Seafood Expo North America, considerada uma das maiores feiras mundiais de pescados. Uma das muitas missões de promoção do estado que vem pela frente.
FALE BEM DE RONDÔNIA
A evolução das exportações de Rondônia fortalece a campanha Fale Bem de Rondônia, lançada pelo governo de Rondônia para celebrar as conquistas do estado, pois a prosperidade dos negócios reflete em mais qualidade de vida e desenvolvimento. Com essa crescente valorização do estado, a campanha Fale Bem de Rondônia convida todos os rondonienses a compartilharem as suas histórias positivas sobre o estado e contribuírem para fortalecer a sua imagem nacionalmente.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia