A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou na sessão desta terça-feira (29), o financiamento proposto pelo Governo de Rondônia, superior a R$ 800 milhões, recurso que será aplicado na melhoria da infraestrutura da malha viária do Estado, com o asfaltamento de rodovias fundamentais para o desenvolvimento do Estado, restauração das rodovias com pavimento antigo e construções de pontes de concreto.
O deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) explica que parte do investimento, num total de R$ 137 milhões, será aplicado no asfaltamento da RO-420, a conhecida Linha D, ligando Nova Mamoré ao distrito de Nova Dimensão, com 56 quilômetros de extensão
“É motivo de comemoração para o município de Nova Mamoré e os distritos de Nova Dimensão e Palmeiras. A pavimentação da RO-420 é a maior reivindicação dos moradores da região. Um sonho que realizaremos com o apoio do governador, coronel Marcos Rocha”, destacou o parlamentar.
Neiva explica que Nova Mamoré está entre os principais produtores de leite e gado de corte no Estado, graças à alta produção que se estende ao longo da RO-420, passando pelos distritos de Jacinópolis, Nova Dimensão e Palmeiras. “Nessa primeira etapa, o asfalto será de Nova Dimensão até Nova Mamoré, passando pelo distrito de Palmeiras. Jacinópolis está a cerca de 60 km de Nova Dimensão, sentido ao município de Buritis, e esse trecho será pavimentado em outra etapa.
Nova Mamoré a Buritis
O deputado afirma que o asfaltamento do trecho da RO-420, entre o distrito de Nova Dimensão e Nova Mamoré, é um salto para o desenvolvimento das regiões de Buritis e Nova Mamoré.
Ezequiel Neiva destalha que a RO-420 tem cerca de 180 quilômetros de extensão de estrada de terra, saindo de Buritis até o município de Nova Mamoré, passando pelos distritos de Rio Branco (Campo Novo de Rondônia), Jacinópolis (passando pelo trecho conhecido como Estrada Parque), Nova Dimensão e Palmeiras (Nova Mamoré), até chegar à sede do município de Mamoré.
A primeira etapa do asfaltamento contempla o trecho de Mamoré a Nova Dimensão, com 56 km. O projeto será em Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Serão dois lotes, sendo que as empresas serão responsáveis também pela elaboração do projeto”, reforçou o deputado.
Texto: Nilson Nascimento / Assessoria parlamentar