A Feira da Agricultura Familiar, realizada pelo governo de Rondônia, iniciou na quinta-feira (26), no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, e segue até sexta-feira (27), das 16h às 22h. O evento conta com a participação de 12 agricultores familiares de diversas regiões do estado, que possuem o selo do Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar do Estado de Rondônia (Prove/RO), que possibilita e regulamenta a instalação de Unidade Familiar de Processamento Agroindustrial (UFPA) e Agroindústria Familiar de Processamento Artesanal (AFPA), nas propriedades rurais familiares, denominadas Agroindústrias em todo o estado.
Os expositores estão comercializando uma ampla variedade de produtos como embutidos, mel, derivados do leite, hortifrúti, panificação, doces e artesanatos. A Feira, que é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), acontece em um dos principais pontos turísticos da Capital e tem como objetivo fortalecer a produção e comercialização de itens agroindustriais da agricultura familiar.
Segundo a Seagri, essas feiras são fundamentais para dar visibilidade ao trabalho dos agricultores familiares e fortalecer a economia local. O governo de Rondônia, por meio de programas como o Prove, tem atuado diretamente no incentivo à verticalização da produção, garantindo que esses produtores tenham mais oportunidades de expandir seus negócios e gerar renda.
A Feira segue até sexta-feira (27), proporcionando aos visitantes, oportunidade de conhecer e adquirir produtos de alta qualidade diretamente dos produtores familiares de Rondônia.
Um dos expositores, Virgílio Possebon, proprietário de uma agroindústria de mel de abelha em Vilhena, falou sobre a importância do selo Prove e das feiras promovidas pelo governo. “Participar dessas feiras organizadas pelo estado é uma grande oportunidade, as vendas são muito boas e nós temos todo o suporte para sair de Vilhena até aqui”, relatou o produtor.
O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, reforçou que o governo do estado tem intensificado o apoio aos agricultores familiares por meio da Seagri e do Prove. “Essas feiras geram impacto não apenas econômico, mas também social, aproximando o consumidor da produção local e garantindo que o agricultor tenha oportunidade de mostrar a qualidade de seus produtos”, afirmou o secretário.
Fonte
Texto: Larissa Malta
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia