Com o intuito de fortalecer a segurança alimentar da população do estado, o governo de Rondônia participou, na sexta-feira (21), da entrega do certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) à uma indústria de processamento de pescados em Vale do Paraíso. Esta é a primeira vez que um documento dessa natureza é entregue no estado de Rondônia.
A certificação permite a comercialização dos produtos em todo o território nacional, e reconhece a qualidade e o compromisso da empresa, que também contribui para o manejo sustentável e erradicação do Pirarucu nas Reservas Extrativistas Pedras Negras e Rio Cautário. A cerimônia contou com a presença da Diretora Executiva da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), além de autoridades e representantes do setor produtivo.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o recebimento do certificado representa um avanço à economia de Rondônia. “A certificação Sisbi é um marco importante para o estado, porque abre novas oportunidades para comercialização dos nossos produtos em todo o Brasil, reconhecendo a qualidade e o compromisso das indústrias com a segurança alimentar e com a sustentabilidade”, salientou.
CERTIFICAÇÃO SISBI
De acordo com a Analista Ambiental, Chirlaine Alves, a certificação Sisbi é importante para confirmar a qualidade dos produtos de origem animal. “Esta certificação atesta a qualidade dos produtos de origem animal e permite sua comercialização em todo o território nacional, beneficiando produtores locais e impulsionando a economia regional. A agroindústria beneficiada recebe certificação como reconhecimento do compromisso com a qualidade e os padrões sanitários exigidos. A entrega deste primeiro certificado marca um avanço significativo para Rondônia, consolidando o estado como referência na produção sustentável e segura de alimentos”, afirmou.
A diretora executiva da Sedam, Ana Gabriela Rover, evidencio a entrega do certificado. “A entrega desse documento é resultado do trabalho conjunto entre o governo, o setor produtivo e as autoridades ambientais, e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento econômico responsável, sem abrir mão da preservação do meio ambiente. A conquista deste certificado representa não apenas a valorização da nossa produção, mas também a garantia de um futuro mais próspero e sustentável para Rondônia”, concluiu.
ALINHAMENTO DE AÇÕES
A equipe da Sedam se reuniu, também, com o juiz Maximiliano Deitos, coordenador do projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas. O objetivo do encontro foi alinhar ações para fortalecer essa iniciativa, que já beneficia 35 municípios e seguirá crescendo com a adesão de mais 8 parceiros nos próximos dias. Por meio de um Termo de Parceria, o Poder Judiciário do Estado de Rondônia (TJRO) destina madeiras apreendidas à construção e revitalização de viveiros, impulsionando a produção de mudas usadas na recuperação de áreas degradadas, matas ciliares, nascentes e espaços urbanos.
Fonte
Texto: Adenilson Florentino e Jorge Fernando
Fotos: Assessoria Sedam
Secom – Governo de Rondônia