Durante sete semanas, 70 alunos do quadro de combatentes e um do quadro de especialista (músico) da Polícia Militar de Rondônia, participarão do Curso de Formação de Sargento – CFS, no Centro de Ensino da PM, em Porto Velho. O CFS é requisito obrigatório para a promoção dos cabos à graduação de 3º sargento, e tem como objetivo a valorização pessoal através do desenvolvimento técnico profissional, alinhado ao projeto de segurança pública da corporação. A aula inaugural aconteceu na manhã de hoje, 23, no auditório do Tribunal de Contas do Estado.
Os alunos receberão instruções práticas em diversas áreas, incluindo: atendimento pré-hospitalar tático, sobrevivência policial, armamento munição e tiro, treinamento físico militar, técnicas policiais, operações policiais, instrumentos de menor potencial ofensivo, termo circunstanciado de ocorrência e diversas outras visando com isso, estimular o desenvolvimento de condutas e qualidades relacionadas ao comando de tropa, liderança e comprometimento, enfatizando os valores inerentes à função de terceiro sargentos. Sob a coordenação geral do capitão PM Nascimento, o Curso está estruturado em quatro polos localizados nos municípios de Porto Velho, Jaru, Ji-Paraná e Cacoal, coordenados pelos oficiais: capitão PM Bentes, tenente-coronel PM Maurílio, capitão Fernando Souza, capitão PM Nobre respectivamente.
Para o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel BM Felipe Vital, “graças a determinação do governador coronel PM Marcos Rocha, as promoções e benefícios na Polícia Militar tem acontecido. E, segundo ele mais benefícios e cursos virão para melhorar ainda mais a capacidade do profissional da segurança pública, dando de si, o melhor para a defesa da sociedade.
Após as comemorações de um ano de gestão frente ao Comando-Geral da Polícia Militar, o coronel PM Braguin, presidiu a aula inaugural do CFS, destacando a importância do sargento na Corporação. O elo, entre o oficialato e as praças. O sargento desempenha um papel fundamental na Polícia Militar, sendo responsável por liderar equipes operacionais, supervisionar o cumprimento das normas e procedimentos, e garantir a segurança tanto dos cidadãos quanto dos seus subordinados. Sua experiência e conhecimento técnico são fundamentais para a eficiência das operações policiais, contribuindo para a manutenção da ordem pública e o combate à criminalidade.
Fotos: cabo PM Edixon