Em coletiva de imprensa na manhã de hoje, 22, no Centro Integrado de Operações Policiais, os órgãos integrados de segurança pública explicaram a pronta ação do governo do Estado, por meio da Polícia Militar impedindo que criminosos invadissem casas no Conjunto Habitacional Moradia Leste, no bairro Socialista, na Zona Leste de Porto Velho. Ontem, de acordo com a PM, foram conduzidos três acusados de esbulho possessório. Eles expulsaram os verdadeiros donos e se apossaram do imóvel. Na coletiva participou o secretário adjunto da Sesdec, delegado Hélio Ferreira, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, comandante-geral da PM, coronel Braguin, o Coordenador Regional de Policiamento I, coronel Robinson Brancalhão.
Segundo o prefeito Hildon Chaves, o empreendimento havia sido invadido em várias ocasiões, mas por invasões tradicionais, e não necessariamente por facções criminosas. Na pronta resposta do governo do Estado, por meio da Polícia Militar, contra ações destes elementos, conseguimos reestabelecer a ordem. O mais grave é que uma dessas residências com acessibilidade, havia sido marcada por esses elementos.
“Nós adiantamos essa entrega por conta das ameaças de invasão”, disse o prefeito, salientando que algumas moradias carece de energia e o que vai trazer um pouco mais de tranquilidade é esse benefício, parece que houve algumas questões geométricas, ao longo da própria construção da obra, mas de toda forma decidimos por entregar o condomínio as pessoas legalmente possuidoras do imóvel.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, em tom enérgico disse que o Estado não vai permitir esses abusos por parte de criminosos. Segundo ele, a determinação do governador Marcos Rocha é tolerância zero contra estas facções. Ele explicou que a Polícia vai atuar em todos os residenciais “verificando os imóveis que estão invadidos e retirar das mãos dos invasores para oportunizar o morador que tem o seu direito de moradia contemplado”.
Denúncias
Braguin ressaltou a importância da participação popular em conjunto com os órgãos de segurança pública para combater esse tipo de crime. “Nós continuaremos fortalecendo as ações policiais e pedindo que o morador, de forma anônima, direcione aonde os criminosos possam estar atuando e de que forma”. Neste contexto as informações serão analisadas pela inteligência policial, e em seguida a chegada solucionadora da Polícia Militar.
Este é o trabalho que incentivamos a população, “a segurança pública é um dever do Estado, mas ela também é uma responsabilidade de todos”, então a sociedade precisa estar irmanada com a Polícia Militar para que se possa estabelecer a ordem pública nesses locais e garantir a moradia social, que é um direito da população de Porto Velho.
Fotos: cabo PM Edixon Herrera
FONTE: PM / RO