No último fim de semana, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Calama foi palco de grandes disputas no tabuleiro durante o II Aberto de Xadrez Estudantil. Organizado pelo professor Marcelo Tenório, o evento reuniu mais de 30 atletas de xadrez de Porto Velho e do interior do estado de Rondônia, representando mais de cinco instituições de ensino. Os competidores travaram partidas intensas, destacando-se como um espaço de incentivo ao desenvolvimento do esporte entre as escolas.
A Escolinha de Xadrez do Colégio Tiradentes I foi um dos destaques do evento, com seus alunos conquistando posições importantes. Sob a cooperação do subtenente PM Moura, os jovens enxadristas Emanuel Vitor Freitas Oliveira e Luiz Renato Cortez Santana Fagundes subiram ao pódio, alcançando o primeiro e o segundo lugar na categoria sub-13, respectivamente. Na categoria sub-18, o estudante Gustavo Soares Pereira conquistou o segundo lugar, reforçando o potencial e a dedicação da equipe.
Em destaque também o estudante Ayton Katisunori Harada que conquistou de forma brilhante o primeiro lugar na categoria sub-18.
O diretor -geral do Colégio Tiradentes I, tenente-coronel PM Lucas, tem sido um grande incentivador das práticas esportivas, apoiando a criação de escolinhas de diversas modalidades, inclusive o xadrez, considerada uma verdadeira “ginástica da mente”. Além dos premiados, outros alunos da escolinha do Colégio Tiradentes I, como Marcelo da Cruz Barreto, Arthur Adriel, Gabriel dos Santos, Júlia Monteiro, Kamilla Hellmann, Manuela da Cruz Barreto, Paulo André, entre outros, também tiveram uma participação destacada, mostrando a força do xadrez estudantil em nosso Estado.
O Professor Nilson Moura, responsável pelos treinos da Escolinha de Xadrez, agradeceu a participação de todos e elogiou o trabalho do organizador, Professor Marcelo Tenório, pela excelência do evento. Ele ressaltou que os treinamentos da escolinha do Colégio Tiradentes I continuam avançando futuras competições. Para mais informações sobre as aulas de xadrez, detalhes específicos podem entrar em contato pelo Whatsapp 69 9 9272 7050. Xadrez é arte, ciência e esporte. É também diversão.
Fonte: PM/RO