O novo acesso foi construído por livre iniciativa da Santo Antônio Energia
Um novo momento para Vila Nova de Teotônio. É assim que tem sido definida a sensação de moradores da região, após a entrega do novo acesso à comunidade. Nesta quarta-feira (3), o prefeito Hildon Chaves assinou o termo de recebimento junto a Santo Antônio Energia.
“Por ocasião da construção da usina, a gestão municipal da época optou por um desvio maior, fazendo com que a população da capital deixasse de frequentar a gastronomia e as belezas naturais daqui. A partir de hoje, estamos com este acesso exclusivo que encurta o trajeto em aproximadamente 12 quilômetros e vai trazer um novo tempo para moradores e turistas da região”, afirmou o prefeito durante a cerimônia de recebimento.
O novo acesso foi construído por livre iniciativa da Santo Antônio Energia (SAE) que, na prática, restabeleceu o trecho da antiga estrada que estava desativada. “Atendendo ao pedido do prefeito Hildon e da população da Vila Nova de Teotônio entregamos, hoje, essa importante obra. Investimos aqui cerca de R$ 11 milhões ao longo de seis meses para atender a mais uma comunidade em torno do nosso empreendimento”, explica o diretor de Operações da SAE, Dimas Maintinguer.
A obra começou em setembro de 2022 e demandou a instalação de tubos metálicos e a construção de uma galeria de concreto armado para manter a conexão do reservatório da usina, além de garantir a passagem de animais e pequenas embarcações.
Lucas Queiroz, presidente da Associação de Moradores e Produtores de Vila Nova de Teotônio, lembra bem dos impactos trazidos pelo antigo desvio. “A estrada era bem sinuosa e alguns trechos bem comprometidos. Agora, nós temos uma nova realidade. Os 12 quilômetros, praticamente, foram reduzidos em uma linha reta e, com certeza, vai melhorar e muito a vida de nós moradores e a vinda de turistas”, afirma o presidente da associação.
TURISMO
A Vila Nova de Teotônio é uma dos principais atrativos turísticos de Porto Velho, possuindo trilhas ecológicas, praia e pier no rio Madeira. A região também conta com uma estrutura de bares e restaurantes especializados na culinária regional.
Além disso, a região integra o circuito gastronômico construído pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).
“A vila é um ponto turístico com todo o potencial que a Amazônia poderia oferecer, mas que estava esquecida, justamente pela viabilidade de acesso. Agora, com essa questão resolvida, vamos pensar em estratégias, como festivais e eventos que possam trazer novamente turistas e visitantes locais para a região”, acrescentou a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra.
Texto: Pedro Bentes
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)