O crescimento do setor de alimentos é um dos motivos que impulsiona a procura por capacitação para ocupações voltados a esse ramo de atividade. Para atender essa demanda, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) está ofertando cursos na Escola Móvel de Panificação e Confeitaria em Guajará-Mirim. As inscrições podem ser realizadas até o 10 de março através do link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/unidade-movel-de-panificacao-cursos-presenciais-para-o-municipio-de-guajara-mirim-ro/
A idade mínima para se inscrever é 16 anos, enquanto a escolaridade mínima é o ensino fundamental incompleto. Os alunos recebem certificado mediante a presença, participação em todas atividades e avaliações. Durante as aulas, os participantes aprendem, entre outros conteúdos, planejar e elaborar os produtos, utilizando os utensílios e tecnologias aplicadas ao processo de acordo com as boas práticas de manipulação de alimentos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação no setor alimentício é significativa para a economia rondoniense, tendo em vista a produção do estado, que se destaca nacionalmente como um dos maiores exportadores de alimentos do país. “Rondônia é referência pela produção bovina, de peixe, café, entre outras riquezas que motivam a profissionalização de quem quer atuar no segmento da alimentação de forma sustentável, criativa e rentável”, salientou.
EMPREENDEDORISMO
Enquanto no demais municípios do estado, as unidades flexíveis itinerantes levam conhecimento a quem tem pressa em colocar a mão na massa, em Porto Velho estudantes que focam o aprendizado no futuro constroem o alicerce da carreira que resolveu abraçar. É o caso da aluna do Curso Informática Básica à Intermediária, Juliane Rozenha, de 17 anos. “Eu quero ser Psicóloga, mas tenho como uma segunda opção, a área da computação”, declarou a jovem que mora no Bairro Ulysses Guimarães, na Capital.
Segundo a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, as escolas móveis da instituição de ensino se destacam pelo significativo número de egressos que conseguem emprego rápido ou se tornam empreendedores. “A inovação e o empreendedorismo movem as ações do Idep que está fazendo a diferença de forma positiva na vida dos estudantes na Zona Urbana, Zona Rural, além de localidades remotas como comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas”, destacou.
CURSOS OFERTADOS
Pão Caseiro
Pão Artesanal
Pão para Sanduíche
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom – Governo de Rondônia