Na hora de dar entrada no processo de habilitação, o candidato interessado procura um Centro de Formação de Condutores (CFC) que esteja devidamente habilitado e com situação regular. Essa decisão parte do princípio da segurança na aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por isso, a equipe de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realiza as inspeções técnicas nos estabelecimentos credenciados rotineiramente.
O trabalho, realizado pela Diretoria Técnica de Habilitação (DTH), tem o objetivo de garantir que os critérios estabelecidos na Resolução do Contran Nº 789/2020 sejam cumpridos pelos proprietários dos CFCs. Essas medidas foram preconizadas para proporcionar segurança aos alunos que estão em processo de habilitação.
As fiscalizações ocorrem durante todo o ano, conforme estabelece a legislação. Segundo Deusa Nascimento, membro da equipe de fiscalização, os estabelecimentos credenciados são vistoriados rotineiramente, e sempre que haja necessidade ou denúncias de irregularidades.
Durante a fiscalização, os agentes inspecionam equipamentos obrigatórios e de segurança dos veículos, como freios, pneus, pisca alerta, farol, lanternagem, limpador de vidro, entre outros. O sistema de registro de aula, a estrutura física dos CFCs, quadro de profissionais e a documentação necessária para a manutenção do serviço também são vistoriados.
A diretora da DTH, Aline Lima explicou que, o trabalho é fundamental para garantir que os CFCs mantenham o credenciamento ativo junto ao Detran-RO e possam ofertar um serviço com segurança aos alunos.
Uma das candidatas matriculadas em um dos CFCs vistoriado, Rosilene Silva, contou a sua percepção após a fiscalização realizada. “Hoje é meu primeiro dia aqui na autoescola e ver vocês realizando esse trabalho de fiscalização é ótimo, pois nos passa mais segurança na hora de nos matricular.”
O diretor geral do Detran-RO, Sandro Rocha afirma que, o trabalho faz parte da missão de formar novos condutores conscientes e eficazes na busca de reduzir os sinistros de trânsito e salvar vidas
Fonte
Texto: João Muniz
Fotos: João Muniz
Secom – Governo de Rondônia