O Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA-Indígena) em Rondônia alcançou aprovação de mais de 350 produtores indígenas, reforçando o compromisso com a segurança alimentar e o fortalecimento das comunidades locais. A ação é executada pelo governo de Rondônia em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A aprovação dos produtores no PAA-Indígena marca um avanço na implementação do programa em Rondônia, que oferece aos participantes, a possibilidade de comercializar seus produtos agrícolas com preços justos, além de fornecer o apoio necessário para melhorar a qualidade e sustentabilidade das produções, garantindo alimentação saudável às populações indígenas, e gerando oportunidades de renda aos produtores.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância da participação dos produtores no PAA-Indígena, ressaltando o impacto, tanto na geração de renda quanto na qualidade de vida das famílias. “A inclusão de mais de 350 produtores indígenas é um passo importante para o fortalecimento da segurança alimentar, e garante que as comunidades possam participar ativamente da economia local.IMPACTO NAS COMUNIDADES
A aprovação dos produtores é um reflexo da capacidade do programa de ampliar sua rede de participantes e, com isso, impactar mais famílias. O PAA-Indígena tem sido uma oportunidade para garantir que alimentos de qualidade cheguem às escolas, unidades de saúde e outros pontos de distribuição, beneficiando diretamente as populações indígenas e suas comunidades.
Conforme o titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, o sucesso da aprovação do cadastro dos produtores enfatiza a importância do programa no fortalecimento da agricultura indígena. “A aprovação desses produtores no programa é um reflexo do sucesso das políticas públicas voltadas às comunidades indígenas. Estamos vendo uma integração cada vez maior entre a agricultura tradicional e as práticas agrícolas sustentáveis, e isso é essencial para garantir que as comunidades possam se desenvolver. O PAA-Indígena proporciona a comercialização dos alimentos e também apoio técnico, fundamental ao fortalecimento da agricultura local.”
PERSPECTIVAS
Com mais de 350 produtores já aprovados, o programa continua seu processo de expansão, visando incluir cada vez mais comunidades, um passo essencial para sua consolidação, cuja meta é garantir a segurança alimentar de mais famílias e fortalecer a economia local. A continuidade do suporte governamental é fundamental para garantir que o PAA-Indígena se consolide como ferramenta eficaz no combate à fome, na geração de renda e fortalecimento das economias locais
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Robson Paiva, Miro Costa e Enoelma
Secom – Governo de Rondônia