O Ministério Público de Rondônia inicia nesta segunda-feira (4/4) a série especial ‘MPRO 40 Anos’, um material jornalístico sequenciado que, mensalmente, abordará aspectos históricos da Instituição, preservando sua memória e valores. O tema desta primeira edição é o logotipo produzido em alusão ao aniversário. O ícone representa graficamente as quatro décadas do MP rondoniense e compõe a identidade visual deste momento de celebração.
Pensado para evocar a essência do Ministério Público de Rondônia, o logotipo apresenta tipografia moderna, com linhas em suaves curvas e traços estilizados, que remetem à continuidade, constância e persistência do trabalho institucional em defesa da sociedade.
Responsável técnico pelo trabalho, o servidor do Departamento de Comunicação Integrada (DCI), publicitário Waldiney Braga, explica que o símbolo foi desenhado de forma livre, em dois traços, que, ao final, formam o numeral 40. Em um dos traços, utilizou-se a cor bordô, que representa a atuação combativa do MPRO ao longo de sua história. No outro, fez-se a escolha pela cor dourada, que remete às conquistas e vitórias da Instituição em favor dos cidadãos rondonienses. Os demais elementos da peça, os anos de 1982 – 2022, foram constituídos na fonte Museo Serifada.
O símbolo estará presente nos principais canais de comunicação do MPRO, peças e ações comemorativas neste ano de 2022. “O trabalho traz a identidade e o valor institucionais necessários para compor peças que integrarão as ações do aniversário de 40 anos do Ministério Público de Rondônia”, afirma o Promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira, coordenador da comissão instituída para atuar nas celebrações voltadas para o tema.
Série MPRO 40 anos – A série especial ‘MPRO 40 Anos’ será composta por registros sequenciados sobre fatos de valor histórico para a Instituição. As matérias serão publicadas uma vez por mês nos canais oficiais de comunicação do MP. O material trará depoimentos de personagens que estiveram presentes em momentos marcantes, com uma visão mais aproximada e humana dos fatos.
Fonte: DCI – Departamento de Comunicação Integrada