O Ministério Público de Rondônia está apoiando a Polícia Civil na implementação do Projeto Inquérito Policial Eletrônico, iniciativa que garantirá modernização e celeridade à apuração de ilícitos no Estado. Buscando fortalecer e impulsionar ações do programa, o MP doará 70 aparelhos de digitalização e 40 notebooks, perfazendo um total de R$ 368 mil à Instituição.
A doação foi oficializada nesta sexta-feira (24/03), com assinatura de Acordo de Cooperação Técnica, pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, e pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, Samir Fouad Abboud, no edifício-sede do MPRO, em Porto Velho.
Conforme os termos da pactuação, os equipamentos serão utilizados na operacionalização do Projeto Inquérito Policial Eletrônico, que busca eliminar a tramitação física das peças produzidas pela Polícia Judiciária, tornando virtual o fluxo dos documentos aos órgãos do sistema de Justiça.
Além de contribuir com os equipamentos, o MP atuará na infraestrutura tecnológica do projeto, disponibilizando analista programador, pertencente ao quadro de servidores, para atuar no desenvolvimento de aplicativo para integração ou/interoperabilidade entre sistemas (Application Programming Interface – API).
A Polícia Civil deverá informar o MP sobre as unidades que receberam os equipamentos, em consonância com o plano de trabalho estabelecido.
Projeto – O Inquérito Policial Eletrônico tem como objetivo promover mais modernidade e tecnologia aos trabalhos da Polícia Civil no Estado, assegurando celeridade à apuração de ilícitos. A estimativa é de que nos próximos dias as os equipamentos já estejam disponibilizados para a Polícia Civil.
Veículos – O projeto não é a única iniciativa da instituição policial a receber impulsionamento do MP de Rondônia. Recentemente, o Ministério Público fez a doação de três veículos blindados à polícia judiciária. A entrega está em fase de conclusão.
Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)