A promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini, coordenadora do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público de Rondônia, acompanhou nesta segunda-feira (7/4) a apresentação da plataforma GeoPortal, na sede da Coordenadoria de Geociências. A visita contou com a presença da juíza Duilia Sgrott Reis, representante do Tribunal de Justiça de Rondônia, e do secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Ribeiro Lagos.
Proteção do meio ambiente
Durante o encontro, os técnicos da Coordenadoria de Geociências demonstraram as funcionalidades do GeoPortal. O sistema permite acessar, visualizar, analisar e compartilhar dados geoespaciais — informações que mostram o que está acontecendo em um local no mapa, em tempo real.
Esses dados apoiam o trabalho de órgãos públicos na hora de planejar e executar ações de fiscalização, monitoramento e preservação de áreas ambientais. Com o sistema, é possível detectar, por exemplo, desmatamento, mudanças no uso do solo ou queimadas, de forma mais rápida e precisa.
Atuação conjunta
A apresentação do GeoPortal reforça o trabalho em conjunto entre o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com o objetivo de tornar mais eficiente o combate a danos ambientais em Rondônia. A promotora de Justiça destacou a relevância da ferramenta no suporte às ações de proteção ambiental conduzidas pelo MP e outros órgãos.
Meio ambiente equilibrado
O direito ao meio ambiente equilibrado é garantido a todos. Cabe ao Ministério Público de Rondônia atuar para que esse direito seja respeitado, fiscalizando e cobrando ações dos órgãos responsáveis pela preservação da natureza, e agindo quando há ameaças ou danos ao meio ambiente.
FONTE : MP/ RO