O Programa de Pós-Graduação em Administração e Contabilidade (PPGAC) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, é uma iniciativa voltada para a formação de pesquisadores e docentes com conhecimentos especializados em Contabilidade, Administração e áreas interdisciplinares. O curso foi aprovado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e com ele a UNIR passou a ofertar no total 25 cursos em nível de mestrado.
Como ingressar
O PPGAC abriu recentemente o processo seletivo para formar sua primeira turma de mestrandos (saiba mais neste link), com 15 vagas disponíveis. Para realizar a inscrição na seleção do PPGAC, é obrigatório ter realizado o teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), que avalia habilidades em raciocínio analítico, raciocínio lógico, português e inglês. As inscrições para o mestrado iniciaram no dia 20 de junho e seguem até 24 de julho. Acesse também o site do PPGAC para mais informações.
Sobre o PPGAC
O PPGAC tem como objetivo construir e disseminar conhecimento em administração e contabilidade, formando profissionais capazes de influenciar, com rigor conceitual e metodológico, o pensamento e as práticas relevantes para a região amazônica.
A área de concentração do PPGAC é Controladoria e Gestão de Organizações, e busca formar profissionais capacitados a investigar e produzir conhecimento acadêmico e soluções para organizações públicas e privadas, especialmente no contexto da Amazônia Legal.
Com ênfase na produção de conhecimento nas suas linhas de pesquisa, o PPGAC abrange estudos organizacionais, sustentabilidade de organizações e instituições, gestão de tecnologia e inovação, considerando a contabilidade e a controladoria como ferramentas essenciais na produção de informações relevantes para aprimorar a gestão organizacional. O curso possui duas linhas de pesquisa, sendo elas:
Contabilidade e Controladoria – Esta linha de pesquisa envolve estudos sobre identificação, reconhecimento, mensuração e divulgação da informação contábil. Inclui investigações sobre padrões contábeis internacionais, entidades governamentais e não governamentais, influência das informações financeiras e não financeiras no processo gerencial e de governança das organizações, além de planejamento, controle, mensuração de resultados e avaliação de desempenho como subsídio ao processo decisório.
Organizações, Sustentabilidade e Tecnologia – Esta linha de pesquisa visa a produção de conhecimento, envolvendo estudos sobre as relações entre organizações, sociedade e indivíduos, buscando analisar criticamente as suas práticas sociais – organização, gestão, inovação, tecnologia e sustentabilidade, políticas, formativas (ou educacionais) e seus impactos nas mudanças ocorridas na região.
fonte: UNIR