O Poder Judiciário do Estado de Rondônia mais uma vez aderiu à campanha Outubro Rosa, uma ação anual de conscientização e sensibilização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de colo do útero e de mama. O objetivo é promover a saúde das mulheres, além de engajar toda a sociedade na causa.
O acordo de cooperação entre o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e a Fundação Pio XII, responsável pelo Hospital de Amor Amazônia garante a oferta anual de serviços de saúde, como exames de mamografia e colpocitologia oncológica, durante a campanha Outubro Rosa. Esses serviços serão realizados por meio da Carreta Itinerante do Hospital de Amor da Amazônia, que estará disponível nas instalações do edifício-sede do TJRO e no Fórum Geral desembargador César Montenegro.
A ação, coordenada pela Divisão de Saúde do TJRO visa atender magistradas, servidoras, estagiárias do TJRO e dependentes, mulheres do grupo Abraço (vítimas de violência doméstica), servidoras e estagiárias do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre – MPT RO/AC (considerando a parceria institucional realizada entre o TJRO e a Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região), bem como mulheres do público externo.
No dia 16 de outubro, a Carreta Itinerante estará no Fórum Geral Desembargador César Montenegro, enquanto no dia 17, ela será instalada no Edifício Sede do TJRO. Durante esses dias, o atendimento ocorrerá das 8h às 17h. No Edifício-Sede, o auditório será utilizado para acomodar as mulheres participantes, e no Fórum Desembargador César Montenegro, o hall do Tribunal do Júri será o local de recepção das participantes. Em ambos os locais, será reservado espaço para o estacionamento da carreta.
Para participar dos exames preventivos, as interessadas devem preencher o Formulário de Agendamento até o dia 8 de outubro de 2024.
Orientações para os exames
Para realizar o exame de prevenção do câncer de colo do útero – Colpocitologia oncológica ou Papanicolau é necessário:
Ter iniciado a vida sexual;
Ter idade entre 25 e 64 anos;
Não ter relações sexuais pelo menos 2 dias antes do exame;
Não usar pomadas ginecológicas pelo menos 2 dias antes do exame;
Não estar menstruada no dia do exame.
Para realizar o exame de prevenção do câncer de mama – mamografia é necessário:
Ter idade entre 40 e 69 anos, sendo que:
Para as mulheres entre 40 e 49 anos, o exame deve ser realizado anualmente; e
Para as mulheres entre 50 e 69 anos, o exame deve ser realizado a cada 2 anos.
Não ter realizado outro exame de mamografia em um período menor que 1 ano.
Assessoria de Comunicação Institucional