Sejus
A Sejus (Secretaria de Estado de Justiça) de Rondônia na titularidade do Tenente Coronel Marcos Rocha tem a responsabilidade de efetivar os 200 agentes aprovados na última academia e chamar os concursados da 3ª turma para o curso de formação, pois a carência de pessoal nas unidades prisionais em Rondônia é gritante. Por outro lado, a superlotação gera impasses que muitas vezes resultam em ameaças aos prossionais de plantão.
Sejus I
Nesse sentido a diretoria do Singeperon (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Rondônia) esteve reunido recentemente com o secretário e sua equipe na sede da Sejus, a fim de enfatizar as bandeiras de luta da categoria. Dentre os temas debatidos houve especial atenção no quesito segurança dos agentes e seus familiares, pois alguns têm sido alvos de ataques de marginais quando estão de folga.
Sejus II
A existência de listas de jurados de morte também preocupa os sindicalistas, pois com frequência são encontradas relações de nomes nas celas, inclusive de alguns policiais militares que estariam marcado para morrer. O secretário Marcos Rocha se solidarizou com o Singeperon, se propondo a unidos buscarem solução para as reivindicações juntos as demais secretarias estaduais e com o próprio governador Confúcio Moura.
Aluvião
Os garimpeiros que atuam no Rio Madeira no trecho da antiga Cachoeira do Santo Antônio até o Belmont em Porto Velho sentem pesadelo ao ouvir falar de Aluvião, pois a Sedam (Secretaria do Desenvolvimento Ambiental) de Rondônia em parceria com o BPA – Batalhão de Polícia Ambiental desenvolveram essa operação em duas fases. Na primeira quinzena desse mês houveram 20 prisões, aplicação de multas e dragas apreendidas.
Aluvião I
Na última quarta-feira em (21/01) em uma nova investida voltou a efetuar prisões de garimpeiros, multá-lo e apreender os equipamentos totalizando ao todo 13 dragas apreendidas, 11 trabalhadores presos e multas aplicadas no valor de R$ 196 mil. A Cooperativa dos Garimpeiros da Amazônia (Coogam) vem tentando sensibilizar o executivo estadual a fim de conseguir essa permissão, mas esbarra no Decreto 5.124/91.
Petistas
Os petistas perderam a disputa para o governo do estado de Rondônia nas últimas eleições, mas ao apoiarem a reeleição do governador Confúcio Moura (PMDB) no 2º turno estão sendo agraciados com duas secretarias nesse segundo mandato. O vereador Sid Orleans de Porto Velho irá assumir a Seas (Secretaria de Ação Social), já Márcio Mateus de Rolim de Moura comandará o Idaron em substituição a Marcelo Henrique licenciado do partido.
Petistas I
Após o ex-deputado federal Padre Tom ter mantido entendimentos com o chefe do executivo houve a plenária do PT (Partido dos Trabalhadores) e a militância em sua maioria optou por essas indicações, agora irão aguardar serem nomeados. A legenda busca uma renovação em suas lideranças, a fim de reconquistar seu eleitorado e referência, perdido com supostos descaminhos de ex- dirigentes e brigas internas das tendências que levou o partido a perder representatividade.
Enchente
A preocupação com uma possível nova enchente está mobilizando os órgãos públicos e entidades privadas, a fim de estarem preparadas e não serem pegas de surpresas a exemplo da maior já registrada em Rondônia em 2014. Na oportunidade atingiu a cota máxima de 19,74 metros, sendo que no monitoramento desse mês de janeiro já está registrando a marca de 14,96 metros.
Enchente I
O Coronel José Pimentel coordenador da Defesa Civil Municipal está empenhado na restituição da base supra institucional de gerenciamento de crise, com o intuito de terem respostas imediatas as precipitações pluviométricas na região. Nesse sentido aguarda relatórios técnicos do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Agência Nacional de Águas (ANA), dentre outros e a da Defesa Civil Estadual.
Enchente II
Com todo esse aparato técnico possivelmente o prefeito Mauro Nazif (PSB) seja aconselhado a decretar o estado de alerta, inclusive com uma grande possibilidade de em seguida propor o de emergência dado ao volume de água. No momento as áreas mais críticas se encontram na região do Abunã e na do bairro São Sebastião em Porto velho, mas estão sendo devidamente monitoradas e com plano de evacuação em andamento.
Pós-Cheia
Enquanto os órgãos governamentais se preocupavam em como suprir as necessidades das centenas de famílias que ficaram desamparadas e/ou desabrigadas, a fim de garantir a subsistência por terem perdido praticamente tudo na inundação. Por outro lado, a Fecomércio de Rondônia no mês de abril de 2014 promoveu um debate com o tema: “Reconstrução de Rondônia – Pós Cheia” no Aquarius Selva Hotel.
Pós-Cheia I
Através dessa iniciativa com a participação de facilitadores das mais diversas instituições do setor público e privado do estado, as propostas foram transformadas em um protocolo de intenções pelo setor econômico da Entidade. Esses dados valiosos servirão como base nas providências a serem tomadas, pois envolve estudos sobre os impactos das enchentes em todo o estado e apontam soluções eficientes.
Autor: DAVID RODRIGUES