Enchente
Diante da possibilidade de uma nova enchente os órgãos governamentais dos três entes federativos e a iniciativa privada estão mobilizados, a fim de reunir estratégias que possam dar uma resposta rápida às consequências nas proporções que ocorreram em 2014. A previsão é de que o nível do Rio Madeira oscile nesse mês de fevereiro entre 15m a 15m60cm, atingido uma zona crítica e de alerta.
Enchente I
A influência da vazão do rio Beni atinge em potencial áreas rurais e urbanas dos municípios de Nova Mamoré e Porto Velho, dentre outras com menor proporção. Por outro lado, a morosidade em acomodar os desalojados e/ou desabrigados da enchente passada vem causando um trabalho duplo, pois uma frente se preocupa com uma possível evacuação de populares e outra em atender as demandas de um ano atrás.
Carnaval
Desde o dia 3 de janeiro o início do período momesco decretado pelo prefeito Mauro Nazif através do decreto 13.752 as atividades de carnaval vem se desenvolvendo em Porto Velho, e se prolongará até 28 de fevereiro. Em que pese as ponderações iniciais do Ministério Público e demais órgãos a fins, o desfile de blocos e escolas de samba tradicionais foram mantidos em trajeto originário.
Carnaval I
O lado positivo é em que pese restar 27 dias para o fim da folia carnavalesca não ter sido registrado nem um ato de extrema violência, o qual poderia desabonar sua realização na capital. Os alcaides da maioria dos municípios de Rondônia também mantiveram essa festa popular com exceção alguns que alegaram falta de recursos ou força maior a exemplo de Vilhena, Rolim de Moura, Ariquemes e Ji-Paraná.
Fogaça
O vereador Everaldo Fogaça (PTB) convidou amigos e correligionários para seu retorno triunfal a Câmara de Vereadores de Porto Velho, após ter se afastado do mandato por estar na condição de suplente do titular Edwilson Negreiros (P). O qual assumiu a titularidade por ordem do Supremo Tribunal Federal, sendo que seu diploma de eleito havia sido cassado por decisão regional.
Fogaça I
Com a vitória nas urnas para deputado estadual em outubro de 2014 o vereador Léo Moraes (PTB) iria renunciar para Fogaça assumir em definitivo o mandado na sexta-feira, no entanto, dado a um entendimento jurídico a posse ficou para a próxima segunda-feira 02/02). A frustação momentânea foi geral em virtude da presença de familiares, imprensa e do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia Maurão de Carvalho.
Posse
O momento da posse chegou aos eleitos na última eleição geral para 1 senador, 8 deputados federais e 24 estaduais de Rondônia. Acir Gurgacz (PDT) foi reeleito com tranquilidade na coalisão comandada pelo governador Confúcio Moura (PMDB), 4 deputados estreiam na Câmara Federal (Mariana Carvalho (PSDB); Lúcio Mosquini (PMDB); Expedito Netto (SD) e Luís Cláudio (PR).
Posse I
Os deputados estaduais estreantes são: Laerte Gomes (PEN), Rosângela Donadon (PMDB), Só na Bença (PMDB), Léo Moraes (PDT), Aélcio da TV (PP), Alex Redano (SD), Airton Gurgacz (PDT), Lazinho da Fetagro (PT), Dr. Neidson (PT do B), Cleiton Roque (PSB), Ezequiel Júnior (PSCD) e Jesuíno Boabaid (PTdoB). A ex-prefeita de Espigão D’oeste Lúcia Tereza (PP) retornou ao parlamento e 11 deputados foram reeleitos.
Mesa
A Mesa Diretora da 9ª legislatura da Assembleia Legislativa do estado de Rondônia passa como diria os protestantes por um estado de graça, pois o deputado Maurão (PP) transita nos grupos de situação e oposição ao governo Confúcio Moura (PMDB). Evangélico oriundo da Igreja Assembleia de Deus deverá assumir a presidência da Casa de Leis, sem alarde nesse domingo.
Mesa I
O atual presidente Hermínio Coelho (PSD) saiu de férias no mês de dezembro e deixou Maurão articulando sua candidatura e nesse sentido se reuniu com os representantes dos demais poderes, sociedade civil e com seus colegas de parlamento e principalmente recepcionando os novos que visitavam a Casa e mapeavam seus gabinetes. Assim, o pepebista cristão só não assume a presidência se ocorrer uma ação diluviana.
Autor: DAVID RODRIGUES