Alan
O vereador Alan Queiróz (PSDB) obteve sucesso na aprovação em primeiro turno de seu Projeto de Lei à Emenda Orgânica nº 120/2014, o qual garante ao Legislativo o poder de sustar contratos considerados irregulares da Prefeitura Municipal de Porto Velho. Essa semana sua iniciativa deve ser referendada por seus pares, e posteriormente seguirá para sanção do prefeito Mauro Nazif (PSB).
Alan I
A Casa de Leis vem tomando uma série de decisões em resposta à população que reclamam da inércia nas principais secretarias municipais, com isso o executivo precisa reagir e atender a essas expectativas. Caso contrário, os protestos nos bairros deverão ampliar-se e os vereadores não irão pagar essa conta porque ano que vem haverá às eleições municipais.
Gilson
Nesse tom os vereadores liderados pela vereadora Ellis Regina (PCdoB) desejam propor uma ação de improbidade administrativa contra o secretário Gilson Nazif, irmão do prefeito e titular da Semusb (Secretaria Municipal de Obras). A principal mágoa dos eleitos pelo povo é a de falta de compromisso com os pedidos de providências, pois o mesmo simplesmente ignora-os.
Gilson I
O vereador Everaldo Fogaça (PTB) apresentou uma cópia do Diário Oficial de 31 de março, o qual revela que Gilson mesmo estando de férias continuou despachando normalmente na Semusb. Diante da informação Ellis cogitou fazer uma representação ao Ministério Público, já Edmilson Lemos (PSDB) sugeriu a possibilidade de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
DER
A polêmica entre a atuação do diretor do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) do estado de Rondônia com os protestos dos deputados na Assembleia Legislativa deve ter chegado ao fim, pois o presidente da Casa de Leis se colocou à disposição do Órgão. Em recente reunião com o coronel Lioberto Caetano, houve o compromisso de aprovar matérias em prol do povo.
DER I
Caetano por sua vez colocou o DER à disposição para receber indicações dos parlamentares, a fim de atender seus pleitos em que pese está inteirando-se para desenvolver um amplo trabalho em todo o Estado. Com essa parceria só quem ganha é a população, pois não adianta cada um puxar para seu lado enquanto os que precisam dos benefícios ficam apenas assistindo.
Mosquini
O deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB) deve desejar redimir-se por ter sido preso na Operação Ludus, pois vem tendo iniciativas importantes que efetivadas trarão benefício ao estado de Rondônia. Anteriormente sugeriu a prática da piscicultura nos lagos gerados pelas hidrelétricas e agora está cobrando a conclusão da BR-364, afim de diminuir o índice de acidentes na rodovia.
Mosquini I
Por outro lado, sugeriu ao governo federal que reedite a medida provisória da criação da BR-080 que interligará o município de Colniza em Mato Grosso até Guajará-Mirim. Salientou que ao ser levada em frente deverá passar pela Estrada Parque, a qual foi construída em sua gestão quando era diretor do DER (Departamento de Estradas e Rodagens).
IPVA
O deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB) está defendendo um projeto que tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, objetivando impedir a apreensão de veículos por falta de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A iniciativa deverá ir ao plenário da Casa de Leis, mas deverá haver resistência.
IPVA I
Entende que o condutor tem seu veículo como único meio de trabalhar e ao ser apreendido não terá mais como exercer seu trabalho cotidiano, fato que irá gerar uma reação em cadeia. Também acredita ser falta de sensibilidade do Estado com a comunidade, a questão é convencer o mesmo a abrir mão de uma das principais fontes de recursos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Vigilantes
A iniciativa do deputado Dr. Neidson (PTdoB) com apoio de mais 10 parlamentares em apresentar indicação ao executivo estadual, a fim de que os vigilantes sejam recontratados vem de encontro aos anseios da comunidade escolar. Desde de quando o contrato foi rescindido a mídia vem denunciando furtos nas escolas, inclusive com algumas sendo violadas por mais de 20 vezes.
Vigilantes I
Caso o governador Confúcio Moura (PMDB) sensibilize-se com esse pedido da Assembleia Legislativa, o presidente Paulo Tico do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Vigilância do estado de Rondônia (SINTESV) deverá soltar rojões. Apenas em 2013 cerca de 1.800 vigilantes foram demitidos, após a instalação infeliz das câmeras de segurança nas unidades escolares.
Autor: RONDONIANOAR