Índio
No último domingo (19/04), foi comemorado o Dia do Índio e na oportunidade foi finalizada na aldeia Capitão Cardoso Sapecado em Espigão do Oeste uma comemoração dos cinta-larga. Na oportunidade houve programação envolvendo a comunidade não indígena e os anfitriões envolvendo bebidas, comidas e danças típicas de seus integrantes.
Índio I
De acordo com a coordenação do evento organizada pela Associação Patjamaaj com apoio da FUNAI e da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, foi uma forma de aproximar a sociedade civil dos índios cinta-larga. Também houve momentos recreativos com futebol suíço, corridas e torneio de arco e flecha com direito as devidas premiações.
Violência
A violência incontrolável no estado de Rondônia está sendo abordada pelos parlamentares estaduais, os quais vem recebendo constantes reclamações de populares quando em sua base eleitoral. O deputado Adelino Follador (DEM) abordou essa questão no município de Cujubim, no qual os assaltos são constantes e a insegurança é geral.
Violência I
Advertiu que aquela população estava na iminência de fechar a BR-364 em protesto contra a violência afim de chamar a atenção das autoridades, o que de fato ocorreu. Ao fazer um balanço geral desse triste quadro que vem amedrontando a todos no Estado, entendeu que a situação é crítica e precisa de uma solução rápida e eficaz.
Hermínio
O deputado Hermínio Coelho (PSD), ao avaliar os cem dias do segundo mandato do governador Confúcio Moura (PMDB) ocorrido no sábado (11/04) afirmou que sua cassação afugente novos investimentos. Salientou que ao apontado em uma Orcrim (Organização Criminosa) envolveu Rondônia em uma grave crise política, econômica, ética, moral e jurídica.
Hermínio I
Declarou que o governador poderá até escapar da cassação ou permanecer por mais algum tempo no cargo, mas ele não terminará o mandato em virtude das acusações e provas robustas de corrupção da administração que já se encontram de posse dos órgãos fiscalizadores. ”Cem dias de Governo Confúcio é marcado por decepção, fracasso, reprovação e descrédito” concluiu.
Terceirização
O clima está tenso entre as entidades sindicais e o Congresso Nacional com a votação em primeiro turno do Projeto de Lei (PL-4330) tratando da terceirização, os sindicatos vêm divulgando em todo Brasil os nomes dos deputados federais que votaram contra os apelos dos trabalhadores. Assim, passaram a cobrar a aprovação dos destaques que minimizam os efeitos dessa iniciativa.
Terceirização I
Em Rondônia teve início a uma campanha de massificação em especial para conhecimento dos servidores públicos dos deputados que votaram a favor a saber: Mariana Carvalho (PSDB), Expedito Neto (SD), Nilton Capixaba (PTB), Lindomar Garçom (PMDB) e Luiz Cláudio (PR). Por outro lado, irão buscar apoio dos senadores Valdir Raupp (PMDB), Acir Gurgacz (PDT) e Ivo Cassol (PP).
Leite
O deputado Adelino Follador (DEM) denunciou na Assembleia Legislativa um suposto cartel, agindo na maioria dos laticínios e supermercados de Rondônia. A prática é de comprarem o leite do pequeno produtor com um desconto de 30% em seu preço normal, enquanto em outros Estados esse desconto varia entre 5% e 10% e isso não está refletindo no preço ao consumidor.
Leite I
Por ser um produtor rural tem conhecimento do que está denunciando, inclusive que muitos estão parando suas atividades, com exceção daqueles que têm financiamentos bancários e que são obrigados a manter a produção à força. Findou revelando a realidade de que os incentivos dados aos grandes recai sempre sobre os pequenos, os quais acabam pagando por todos.
Autor: DAVID RODRIGUES