Escolas
Após uma série de prejuízo material à estrutura física das unidades escolares e psicológico ao quadro de servidores, o governador Confúcio Moura (PMDB) resolveu atentar para a segurança nas escolas. Nesse sentido, o chefe do executivo ficou de enviar um projeto à Assembleia Legislativa propondo a contratação de segurança privada com alarme e monitoramento.
Escolas I
Esse compromisso se deu após uma reunião com um grupo de deputados liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP) no município de Vilhena. A ideia também versa que nas cidades onde não houver essa disponibilidade de serviço, a conexão se dará através das unidades da Polícia Militar.
Garantia
O deputado estadual Jesuíno Boabaid (PTdoB), conseguiu a aprovação do projeto de lei 023/015 dando garantia aos profissionais da segurança pública e bombeiros militares de horário para estudarem dentro da escala de plantão. Agora segue para o executivo, o qual possivelmente terá que convocar os concursados para fortalecer o efetivo.
Garantia I
Boabaid salientou que todos ganham com um policial militar qualificado, pois poderá usar o conhecimento adquirido durante o trabalho na defesa da sociedade rondoniense. De fato, o aprendizado deve estar à disposição de todos, mas o governo do estado deverá equacionar essa iniciativa com a falta de segurança nos municípios.
Fila
A Assembleia Legislativa de Rondônia promulgou a Lei nº 3.522/15 de autoria do deputado estadual Adelino Follador (DEM), a qual estabelece que 20min será o tempo ideal na espera em fila para o cidadão ser atendido nas agências bancárias. Ao impor critérios e obrigações à rede bancária, resta saber se essa de fato cumprirá, pois costuma usar subterfúgios para não cumprir.
Fila I
O artigo 1º dispõe: “todas as agências bancárias e cooperativas de crédito estabelecidas no Estado de Rondônia ficam obrigadas a manter, para todos os serviços ofertados à população, atendentes em número compatível com o fluxo de usuários, de maneira a permitir que estes sejam atendidos em tempo razoável”. Essa razoabilidade está compreendida entre 20 min à 30 min.
Atentado
O deputado Léo Moraes (PTB) solicitou a aprovação Na Assembleia Legislativa de voto de repúdio contra o atentado realizado à residência da juíza de Direito Keila Alessandra Roeder Rocha de Almeida e ao promotor de Justiça André Luiz Rocha de Almeida, no município de Pimenta Bueno. A iniciativa do parlamentar é louvável, mas a violência às famílias em geral merece ser combatida.
Atentado I
Léo se insurgiu contra o que classificou como um ataque aos operadores do Direito e contra todo o sistema de Justiça e da democracia, inclusive dos membros do Ministério Público e da magistratura. É fato que em virtude de suas atividades peculiares se tornam odiados por criminosos, mas essa voz poderia ser constante em defesa da maior de todas as instituições: “a família”.
Prefeito
Sempre aprecio a programação das emissoras de rádio, pois a considero uma mídia que vem se reinventando com o tempo e não cai em desuso. Por outro lado, ouço algumas peças publicitárias que de tão repetidas se tornam indigestas a exemplo do quadro ‘fale com o prefeito’, apresentado pelo assessor de comunicação da prefeitura de Porto Velho.
Prefeito I
Há um mês usando a mesma sonora da fala do prefeito Mauro Nazif (PSB) destacando a feira no bairro Liberdade, obras nas Avenidas Nações Unidades e Rio Madeira em direção ao Parque ecológico. Fico a pensar se é falta de criativa ou vontade de disponibilizar novos quadros, pois o município não se reduz apenas a esse desgastante trecho citado.
Autor: DAVID RODRIGUES