Cultura
O setor da cultura e do esporte no Estado de Rondônia há anos vem sendo preterido, inclusive com eventos a exemplo do Flor do Maracujá e do Duelo da Fronteira ignorados pelo poder público. Por outro lado, o atual Superintendente de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), Rodnei Paiva vem fazendo gestão junto aos deputados estaduais para a liberação de emenda em prol de sua pasta.
Cultura I
Recentemente houve o compromisso na pessoa do presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP) no sentido de liberar o valor de R$ 408 mil para a finalização do Projeto Memorial Rondon. Também haverá o esforço para viabilizar novos recursos por parte dos parlamentares, a fim de fomentar às ações culturais e esportivas em âmbito estadual.
Estadualização
Em face da escassez de recursos nas Prefeituras e o estado crítico das rodovias, os representantes do setor produtivo vêm procurando os deputados estaduais afim de viabilizar a estadualização das mesmas. A justificativa dar-se pelo fato do executivo municipal não dispor de maquinário e nem de pessoal para revitalizar essas vias, as quais sofrem com o inverno amazônico.
Estadualização I
Com a má conservação das estradas, o transporte escolar dos alunos da zona rural fica prejudicado e os pequenos produtores tem prejuízo com a impossibilidade de escoação dos produtos. Nesse sentido, resolveram recorrer aos parlamentares com o intuito destes sensibilizarem o governo estadual a autorizar o Departamento de Estrada e Rodagens (DER) a executar esses serviços.
Passe
A classe estudantil em todos os níveis de ensino aguarda com ansiedade os desdobramentos da liberação do passe livre, a ser utilizado no transporte coletivo no acesso às Escolas e/ou Faculdades. A princípio, o vereador Edwilson Negreiros (PRB) idealizou uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho para fomentar seu projeto de lei.
Passe I
Além de lideranças estudantis, representantes dos empresários e da Prefeitura houve a participação do presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (PP). Na oportunidade, o chefe do poder executivo defendeu o transporte público gratuito e afirmou que tão logo seja efetivado em Porto Velho iria sensibilizar seus pares para que seja estendido em âmbito estadual.
Capital
O deputado Aécio da TV (PP) vem criticando a administração do prefeito Mauro Nazif (PSB) com frequência, inclusive se valendo de uma matéria da Revista Exame que elaborou dados sobre as melhores e as piores cidades brasileiras. Ao lamentar a falta de zelo e o estado crítico das vias públicas, pontuou que Porto Velho amarga a 97º posição.
Capital I
Por outro lado, ver esperança de melhorias com a ação do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o qual sobre a orientação do governador iniciou o asfaltamento de 100 km na capital. Com essa iniciativa o parlamentar ver uma luz no fim do túnel e espera que a mesma não se apague, pois os portovelhenses clamam por melhor qualidade de vida.
Abiatará
Um grupo de parlamentares liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (PP), se reuniu com a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli almejando a transformação do Instituto Abaitará em uma Faculdade Rural. Na oportunidade, ficou claro que não haveria recursos para custear essa mudança na instituição que funciona em Pimenta Bueno.
Abaitará I
Diante dessa realidade, os deputados sugeriram viabilizar emendas para criar a estrutura necessária com laboratórios e outros investimentos, preparando o Abaitará para essa transição. Por outro lado, haveria uma contrapartida do deputado federal Luiz Claudio (PTN), o qual se prontificou a ajudar e a trabalhar para que esse projeto se torne realidade.
Autor: DAVID RODRIGUES