PT
O PT (Partido dos Trabalhadores) vem realizando plenárias regionais nos municípios de Rondônia, a fim de massificar a pré-candidatura do deputado federal Padre Tom a governador, foi assim em Ariquemes, Candeias e Porto Velho. Essa série de encontros irá culminar com a discussão da Tática Eleitoral idealizada pela sigla, a qual ocorrerá em Cacoal no sábado (26/04), onde serão discutidas às estratégias de pré-campanha até o mês de junho.
PT I
O ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho é presença marcante em todos esses debates e está na estrada com seus correligionários, a fim de galgar uma vaga na Câmara Federal no próximo pleito. Por outro lado, a deputada estadual Epifânia Barbosa fincou o pé no acelerador e vem percorrendo os municípios, dessa forma têm conseguido importantes adesões no seu projeto de reeleição.
Expedito
O ex-senador Expedito Júnior (PSDB) tenta a todo custo ressurgir das cinzas como fênix e não desiste de seu sonho de ser governador de Rondônia, mesmo enfrentando problemas de interpretações jurídicas ambíguas na capital federal. Ora animado com a possibilidade de ter seu nome validado pela justiça eleitoral, ora temeroso em entrar num projeto que possa afundar como um ‘Titanic’.
Expedito I
Após ter perdido o cargo de senador para Acir Gurgacz (PDT), sua inelegibilidade de 8 anos cessará no dia 1º de outubro de 2014, 4 dias antes das eleições e por isso acredita que terá seu nome homologado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Com essa confiança têm percorrido todos os 52 municípios do estado e por onde passa seus correligionários demonstram-se entusiasmados, mas a desconfiança ainda é grande com relação a esse projeto.
Hermínio
O presidente da ALE-RO (Assembleia Legislativa de Rondônia), deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) de ‘pavão se transformou em curió’, pois deixou de ser um político combativo e desafiador para se tornar mero repetidor das falas do cotidiano. Não se sabe exatamente o que lhe fez afinar o bico, mas quem acompanha sua trajetória, percebe que já não é o mesmo político de outrora, o qual costumava agir como um ‘tsunami’ na política rondoniense.
Hermínio I
Em que pese muitos considerarem a Operação Apocalipse da polícia civil de julho de 2013 como não ter passado de uma ‘brisa suave’, ela causou um enfraquecimento senão na autoestima de Hermínio, dado à prisão de seu filho, mas com certeza em sua atuação política. Sendo assim, sua pretensão de alçar voo mais alto restou prejudicada, principalmente no grupo político que vem militando.
Confúcio
Engana-se quem ver no governador Confúcio Moura (PMDB) um Marcos Frota no papel de Tonho da Lua na novela Mulheres de Areia da Rede Globo, por ser amante da bela arte e da poesia, parecendo está despercebido do que gira em torno de si. Ao contrário, o chefe do executivo é ardil, maquiavélico, prudente e não lança mão da ignorância para responder a seus desafetos políticos.
Confúcio I
Em sua característica peculiar de agir em silêncio está deixando pra trás seus concorrentes e dando um passo importante no seu projeto de reeleição, com tantas obras sendo e a serem inauguradas no estado. Um exemplo de sua meticulosidade foi conseguir abrir a Estrada Parque com o apoio do governo federal e agora a possibilidade da decretação de estado de calamidade pública no estado, a qual facilitará a liberação de crédito e infraestrutura para os rondonienses.
Negreiros
A família Negreiros sofreu mais uma baixa na justiça eleitoral, sendo que desta vez o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) condenou Edwilson Holanda Negreiros e seu pai José Edilson Negreiros a dois anos e onze meses de cadeia em regime semiaberto. O então candidato a vereador Edwilson fez voto suficiente para ser eleito no último pleito, no entanto, teve sua votação anulada em virtude da acusação de compra de voto juntamente com seu genitor, fato que culminou com essa condenação pela 20ª Zona Eleitoral de Porto Velho.
Negreiros II
Com esse julgamento mesmo em grau de recurso e tendo o direito de recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edwilson não poderá concorrer nas próximas eleições, pois está condenado em segunda instância e na condição de ficha suja. Assim o caminho fica aberto para as pretensões da vereadora Ana Maria Negreiros (PMDB), a qual vem fazendo um trabalho diferenciado na capital de Rondônia e ganhando força para erguer a bandeira da família.
Autor: DAVID RODRIGUES