Em apoio à Operação de Prevenção a Conflitos Agrários, policiais militares lotados na Companhia Independente de Buritis realizavam um bloqueio de via na Linha C-09 com a Estrada Carreteira, na zona rural do município de Machadinho do Oeste/RO, quando efetuaram a abordagem a uma caminhonete de cor prata, placa OHS**, ocupada por dois indivíduos. O condutor informou que ia para uma fazenda próxima com a finalidade de caçar porcos, alegando que não portavam nada ilícito.
No entanto, durante a revista, foi localizada uma pistola no banco do motorista, no console central do veículo. Já o passageiro portava uma pistola na cintura, além de um carregador visível no bolso da calça, ambos municiados e prontos para uso.
Diante da fundada suspeita, foi realizada uma revista veicular minuciosa, sendo localizados: uma espingarda calibre 12, marca CBC, modelo Pump Military (municiada); uma espingarda calibre 12, marca Mossberg; uma carabina calibre .38, marca Rossi, com acessório de luneta; uma pistola calibre 9mm, marca Taurus, com dois carregadores municiados; uma pistola modelo Glock G45, com dois carregadores municiados; uma pistola calibre 9mm, marca Masada, modelo Wantek, com dois carregadores municiados; 60 munições calibre 12, marca CBC; 50 munições calibre .38, marca CBC; 94 munições calibre 9mm, marca CBC, modelo Orgival Treine; 54 munições calibre 9mm expansivas; 34 munições calibre 9mm, marca CBC, modelo original; dois rádios comunicadores marca Motorola, modelo DP 450, de cor preta; e um coldre velado de KYDEX, cor bege, marca Combat Custom.
Os conduzidos alegaram serem CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) e apresentaram parte da documentação de registro dos armamentos. No entanto, diversos itens estavam desacompanhados da guia de transporte e havia posse de armamento registrado em nome de terceiros ausentes no local.
Diante da situação os indivíduos foram conduzidos à UNISP do município de Machadinho do Oeste/RO, onde foi lavrado o registro da ocorrência. A eles foram dadas vozes de prisão por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e posse irregular de munições, com a devida leitura dos direitos constitucionais.
Outra prisão
A Polícia Militar de Rondônia tem intensificado operações na região de Machadinho do Oeste e Buritis, no interior do Estado, palco de intensos conflitos pela terra. Ontem, dia 9, por volta das 9h15, durante a operação na zona rural do município de Machadinho do Oeste, atuando nas regiões do Assentamento São Gonçalo, a guarnição PATAMO foi informada pelo setor de inteligência da Polícia Militar em Machadinho do Oeste que, em um bar e mercearia localizado na Linha Carreteira, encontrava-se um homem com mandado de prisão em aberto.
Os policiais foram ao local e identificaram o suspeito. Foi solicitado a ele que apresentasse seus documentos pessoais, os quais confirmaram sua identidade, constatando-se a veracidade das informações repassadas. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido até a Unisp do município de Machadinho do Oeste para que fossem tomadas as providências cabíveis.
FONTE: PM / RO