Depois de perseguição por várias ruas e avenidas de Porto Velho, na última terça-feira, 9, a Polícia Militar prendeu por volta das 13 horas, dois elementos acusados de roubos e furtos em residências e empresas por toda capital nos últimos dias. Eles estavam em um veículo Gol de cor branca com placas clonadas de outros veículos. Com eles a PM apreendeu uma arma furtada de um Policial Penal, em dezembro do ano passado.
De acordo com a PM, o veículo Gol, 1.0 MC4 de cor branca, estava com a placa de outro veículo, correspondente a um veículo Chevrolet Tracker ano 2022 de cor Prata, do município de Olinda-PE. Os conduzidos trocavam deliberadamente de placas para cometer vários ilícitos, furtos em residências e comércios pela Capital. A placa correta do veículo VW/GOL 1.0 MC4 de cor branca consta restrição de roubo furto conforme registro de ocorrência (00149044/2023-A01) no dia 19/11/2023 de uma empresa locadora em Porto Velho.
OBJETOS APREENDIDOS
No veículo Gol, os policiais militares apreenderam e entregaram na Central de Flagrantes, quatro chaves de fenda grande; cinco alicates; 12 chaves de fenda pequenas; três chaves de roda pequena de n 08,10 e 11; uma chave philips tipo z; dois pés de cabra de cor azul e verde; dois estiletes; uma trena; um pincel; duas fitas isolantes; uma faca de serra; dois controles de portão, sendo um com duas chaves anexada e um chaveiro do CATE.
Um aparelho repetidor de sinal technical parameter de cor branca; um porta joia de cor vermelho; uma bolsa baby com vários parafusos e ruelas; uma caixa de grampo de cabelo; um aparelho TV box modelo mx qpro de cor preto; uma chave de boca grande modelo vanadium de cor prata; um rádio comunicador de frequência, modelo baofeng bf-777s com carregador; um alicate corta vergalhão grande de 30’’ de cor laranja; uma caixa de máscara descartáveis; uma cédula de R$ 2,00; uma pulseira de cor dourada; uma cópia de documento da motocicleta modelo Honda XRE 300.
OUTROS INTENS
Uma chave de uma motocicleta Honda com chaveiro de cor azul; uma chave de veículo, contendo duas chaves comum no chaveiro um porta cédulas de cor preto badeco motos; uma sandália de cor amarela; uma mochila de cor vermelha modelo sport; uma camisa de cor cinza rasgada; uma TCL de cor cinza com a capa transparente; um iphone 11 de cor preto com capa azul; duas placas de veículo. Tudo encontrado dentro do veículo
OCORRÊNCIAS ATRIBUÍDAS AOS ACUSADOS
Ocorrência 622248 – vítima, oficial da Polícia Militar. Nesta ocorrência, os acusados furtaram dois armamentos; uma pistola cal. 380 e .40, um veículo controles de portão com chaveiro CAT e outros objetos. A vítima reconheceu os dois controles de portão eletrônico de sua residência, inclusive um que possui um chaveiro do CATE com duas chaves comum.
Ocorrência 48752/2023 – 25/11/2023, (Notebook, televisão 55” e vários outros objetos). Inclusive um motor de popa 15hp. A vítima se apresentou na Central de Flagrantes e reconheceu a mochila de cor vermelha de sua propriedade que foi apreendida dentro do veículo. Ocorrência 49063/2023, uma pistola cal.9mm G2C, 50 munições, motor de popa 20hp e vários outros objetos).
Ocorrência 00168815/2023 A01.
Bolsa azul baby Avon e vários outros objetos e ferramentas. As vítimas foram até a Central de Flagrantes e reconheceram os conduzidos como autores de furto e roubo de suas residências e parte das suas ferramentas. As imagens de vídeo monitoramento das residências comprovaram que os ocupantes do veículo gol branco foram responsáveis por um grande índice de furtos em residência pela Capital.
ACOMPANHAMENTO
O cerco teve início na avenida Imigrantes próximo à avenida Guaporé. Eles seguiram pela avenida 7 de setembro próximo à rua 16, quando foram localizados pelo helicóptero do Núcleo de Operações Aéreas – NOA que estava sobrevoando o local. Policiais militares com giiroflex e sirene ligada começaram um acompanhamento ao veículo, dando a todo momento, a voz de parada, no entanto, o veículo empreendeu fuga em alta velocidade pelas vias públicas da cidade, com veículos e pedestres expostos ao perigo de serem acidentados.
De forma rápida e precisa a guarnição do 5º Batalhão fez o acompanhamento “a pé” correndo atrás dos acusados. Um sargento da PM caiu ao solo e fraturou o pulso esquerdo, no entanto, continuou a busca pelos indivíduos fugitivos. Um dos elementos V. H. A. L., foi detido e estava com vários arranhões e escoriações no rosto e parte da cabeça, provavelmente em decorrência da forte batida do veículo antes da fuga. Outro suspeito P. R. N. A., também foi preso.
Continuando o acompanhamento do veículo que atravessou o sinal vermelho da avenida Guaporé, seguindo para rua Eduardo Lima e Silva e em alta velocidade atravessou a avenida Rio de Janeiro, seguindo para rua Traíra, pegando a rua Tucunaré, em seguida a rua Matrinchã, sentido rua da Beira, na rua da Beira em alta velocidade seguiu para o acesso a esquerda na BR 364, finalizando na rua da Beira próximo ao viaduto de maneira perigosa atravessando sinais e preferencias, e que a todo momento foi acompanhado pela guarnição e pelo helicóptero Falcão do NOA.
O veículo só parou quando colidiu com outro veículo modelo Fiat Punto de cor prata na rua da Beira/BR, próximo ao viaduto, especificamente na rua Linduina. Nesse mesmo instante foram vistos três elementos saindo do veículo Gol em fuga em direções diferentes. Dois foram presos e um fugiu.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos conduzidos, dito seus direitos constitucionais e encaminhado para a Central de Polícia para as providências cabíveis.
Fotos: 5 BPM
Jornalista Lenilson Guedes