Com o intuito de reforçar a Operação Cidade Limpa e melhorar ainda mais o aspecto da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho iniciou uma nova etapa da operação e realizará um grande mutirão de limpeza em parceria com a população.
“Agora a Prefeitura vai recolher geladeira velha, colchão não usado, armário, pneus e muito mais. E o serviço funciona assim: se a Operação Cidade Limpa estiver no seu bairro, pode colocar os entulhos na frente da sua casa que a gente passa e leva”, destacou o prefeito Léo Moraes.
Durante o mutirão, também serão realizados serviços de varrição, roçagem, raspagem da sujeira acumulada nas laterais das vias e o recolhimento do material inservível. A da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) vai identificar os objetos que podem ter logística reversível (reaproveitáveis), os quais serão entregues para cooperativas recicláveis.
Nossa orientação, como bem disse o prefeito, é para que os moradores retirem dos quintais ou até mesmo de suas casas tudo aquilo que não terá mais serventia para eles, como carcaças de móveis e eletrodomésticos, entre outros, para que possamos fazer a destinação ambientalmente correta desses objetos. Com isso, evitamos que sejam descartados em qualquer lugar, causando prejuízo ao meio ambiente ou até mesmo à saúde pública”, explicou o secretário da Semusb, Giovanni Marini.
Ainda conforme o titular da Semusb, aquilo que é realmente inservível vai ser descartado, mas o que dá para reciclar, como por exemplo, metal, plástico, papelão e alguns materiais eletrônicos, entre outros, serão reaproveitados. “A gente vai fazer essa separação do que pode servir ou não”, disse o secretário.
A data para o início desse mutirão ainda será definida, mas o cronograma já está sendo elaborado. Marini informou que até a próxima semana as equipes da Semusb estarão trabalhando nos bairros Caladinho (zona Sul), Tancredo Neves, na região Leste, e no Flodoaldo Pontes Pinto (zona Norte), no contexto da Operação Cidade Limpa. Os próximos serão os bairros Aponiã, Cohab e Cristal da Calama.
PARCERIA
Giovanni Marini acrescentou que, ao serem definidos os bairros e os dias em que será realizado o mutirão em parceria com os moradores, a Semusb vai avisar com antecedência e solicitar que coloquem tudo o que não serve mais para eles fora do quintal, para que seja recolhido.
“Além de evitar o descarte incorreto desse material, causando danos ambientais, vamos gerar renda aos catadores de recicláveis e, ao mesmo tempo, ajudar os moradores que não podem alugar uma caçamba papa-entulhos para levar o material, ou seja, é bom para todos e a natureza agradece”, finalizou Giovanni Marini.
Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais/ SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)