A Prefeitura de Porto Velho, através do secretário Geral de Governo (SGG), Fabricio Jurado, esteve presente na solenidade de inauguração do campus universitário da Faculdade Católica de Rondônia, na noite desta sexta-feira (23). No mesmo evento, foi outorgado o título de Doutor Honoris Causa ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.
“Uma honra para Porto Velho receber esse grande investimento, que é a Faculdade Católica, promovendo o desenvolvimento acadêmico e oportunizando o conhecimento para a nossa população. Além disso, estamos prestigiando a homenagem ao ministro do STF, Edson Fachin, que tem uma rica contribuição ao mundo acadêmico e jurídico do país”, expressou Jurado.
Da solenidade, presidida pela reitora, a professora Dra. Márcia Abib Hecktheuer, também participaram o governador Marcos Rocha, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Raduan Miguel, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Wilber Coimbra, o procurador geral de justiça, Ivanildo de Oliveira, o presidente da OAB/RO, Márcio Nogueira, entre outras autoridades.
“Momento especial, onde inauguramos oficialmente o nosso campus, com presenças ilustres e a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao ministro Edson Fachin. É a coroação de um esforço coletivo, que muito nos orgulha e nos enche de alegria”, destacou a reitora Márcia Abib.
Na ocasião, também houve o lançamento do primeiro mestrado próprio da Faculdade Católica de Rondônia, que também é o primeiro mestrado na área do direito em toda a região noroeste da Amazônia.
Após a outorga do título de Doutor Honoris Causa, o ministro fez um discurso, onde elencou três pontos. “Não tenho palavras suficientes para dar conta da honra que me distingue e também à generosa atenção com que me acolhem. Determina a praxe, que o agraciado faça uma oração acadêmica, uma reflexão, que transmita um conjunto de ideias aos presentes. Trago-lhes para expor três pilares: a ciência, a ética e o direito. Penso que são três pilares que interessam ao estudo, à pesquisa, ao ensino e à extensão, ao conhecimento que liberta e emancipa, em direção a uma sociedade livre, justa e solidária”.
Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)