O Ministério Público de Rondônia (MPRO) empossou nesta segunda-feira (9/9) o Procurador de Justiça Carlos Grott como Corregedor-Geral da Instituição. A cerimônia ocorreu durante sessão do Colégio de Procuradores de Justiça, no edifício-sede do MP em Porto Velho.
A solenidade ocorreu sob a condução do presidente do Colegiado, Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, com transmissão pela plataforma Microsoft Teams e pelo YouTube. Prestigiaram a posse, em modalidade presencial ou remota, representantes de instituições, além de membros e servidores.
Carlos Grott foi investido oficialmente no cargo, após prestar juramento, sob a condução do Secretário do Colégio, Procurador de Justiça Valdemir de Jesus Vieira. Em seu discurso, o novo Corregedor falou do desafio em chefiar o órgão disciplinar, sucedendo o Procurador de Justiça Cláudio Silveira, agora integrante aposentado do MPRO, ao tempo em que selava, com entusiasmo, o compromisso com a nova jornada na carreira.
Na ocasião, afirmou ter a certeza de contar com o apoio da já experimentada equipe que compõe a unidade, formada por servidores e pelos Promotores de Justiça Edna Capeli, Evandro Araújo e Rosângela Marsaro, para dar cumprimento à missão do cargo.
“Confesso que, ao aceitar o encargo, busquei uma fonte de inspiração e a encontrei na pessoa do meu primeiro Corregedor, Dr. Edson Jorge Badra, exemplo de justiça e respeito”, afirmou o empossado, ao referir-se ao Procurador aposentado, que também foi o primeiro Procurador-Geral de Justiça rondoniense.
Oriundo do 4º Concurso do MPRO, Carlos Grott fez um retrospecto da carreira, lembrando o exercício do cargo de Promotor de Justiça em sua primeira lotação em Alvorada do Oeste, comarca onde o MP era instalado em acomodações pertencentes ao Poder Judiciário. Promovido para Ariquemes após três anos, experienciou a atuação na área criminal, levada também para Ji-Paraná, onde exerceu suas funções por um ano.
Ainda em seu discurso, o empossado mencionou que, já em Porto Velho, atuou nas Promotorias da Infância (Ato Infracional), Execução Penal e, por fim, por 11 anos na Promotoria de Tóxicos. Relatou, ainda, a passagem pelo Núcleo Recursal e Corregedoria, sem deixar de destacar as atividades recentes como diretor do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX) e coordenador do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), cargos dos quais se despediu para assumir a Corregedoria. “Seguiremos juntos para elevar ainda mais o nosso já grandioso Ministério Público”, disse, agradecendo ao Procurador-Geral de Justiça pela confiança depositada nos anos em que integrou a Administração Superior.
Também presente ao ato, o antigo titular da Corregedoria, Procurador de Justiça Cláudio Silveira, aposentado recentemente, falou da missão de conduzir o órgão disciplinar, desejando ao colega que ora assume a função serenidade na tomada de decisões. “Dr Grott tem capacidade, vontade e gana para o cargo. Será um grande Corregedor”, afirmou.
Procurador-Geral de Justiça
Em seu discurso, Ivanildo de Oliveira cumprimentou o Corregedor que se despediu das funções, ressaltando que todas as contribuições da Corregedoria-Geral sob sua gestão resultaram em um exitoso trabalho prestado à Instituição. Em seguida, deu as boas-vindas ao novo titular do cargo, destacando a importância da cooperação estabelecida entre o órgão correicional e a Procuradoria-Geral de Justiça.
“Meus agradecimentos ao Dr. Cláudio Silveira, a quem desejo sucesso nessa nova etapa. Ao Dr. Grott, afirmo não ter dúvida de que o senhor continuará cumprindo, com muito sucesso, a incumbência do cargo. Tenha certeza de que não lhe faltará o apoio da Procuradoria-Geral, no que for necessário”, disse.
Em manifestações uníssonas, integrantes do Colégio endossaram o legado de Cláudio Silveira à Instituição, ao tempo em que pontuaram a vocação e a competência do novo titular para a função.
“Desejamos sucesso à sua empreitada, certos de que o senhor cumprirá fielmente as missões que lhe são atribuídas com o novo cargo”, disse o Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo, Procurador de Justiça Héverton Alves de Aguiar.
“Dr. Carlos Grott tem uma imensa capacidade de agregar e um notável espírito de justiça nas ações que executa. Assim, dará as melhores soluções aos casos que lhe chegarem enquanto estiver à frente do órgão”, afirmou o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Procurador de Justiça Eriberto Gomes Barroso.
Representada pelo Promotor de Justiça Elias Chaquian Filho, a Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO) também sublinhou o compromisso e a integridade exemplares do antigo titular da Corregedoria do MPRO, destacando a excelência na direção do órgão disciplinar.
Em discurso, o integrante do MP parabenizou o empossado pela assunção ao cargo, afirmando que o Procurador tem na eficiência uma marca de sua carreira. “A função de Corregedor é de extrema importância para garantir que continuemos a caminhar com rigor ético. Sei que o senhor exercerá essa missão com a excelência com a competência lhe é característica”, disse.
Eleição
O Procurador de Justiça Carlos Grott foi eleito Corregedor-Geral do Ministério Público de Rondônia (MPRO), por aclamação e em caráter interino, em agosto deste ano. Ele assume o cargo nos termos do artigo 8º da Resolução n. 13/2010-CSMP, em substituição ao antigo titular, que se aposentou da carreira do MP. Assim, exercerá a função até a eleição para o biênio 2025-2027.
FONTE: MP / RO