O Idesam, em parceria com a plataforma Global Giving e a 3M realiza o projeto “Engajamento da Juventude no Uso Sustentável de Recursos Naturais da Amazônia”. O objetivo da iniciativa é, inicialmente, sensibilizar jovens da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã quanto às oportunidades de geração de renda existentes no território, promovendo a conservação da biodiversidade e fortalecendo cadeias de valor locais.
A iniciativa oferece um curso técnico em parceria com o Instituto Federal de Tecnologia do Amazonas (IFAM), focado na gestão de empreendimentos florestais de base comunitária. O curso busca capacitar cerca de 40 jovens, de 18 a 32 anos, das comunidades da RDS, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável na região. Com 54% de participação feminina, o projeto incentiva a gestão de negócios florestais, madeireiros e não madeireiros, como a produção de breu e copaíba, além de Sistemas Agroflorestais.
“O projeto visa ampliar as oportunidades para a juventude local, conectando-a com práticas sustentáveis e garantindo a longevidade dos empreendimentos regionais”, afirma Aretha Alves analista do Idesam.
As oficinas foram executadas pela equipe do Idesam juntamente com professor Dielcy Lima do IFAM, em parceria com o projeto Conexão Amazônia apoiado pela CNP Seguradora. O primeiro módulo do curso abordou boas práticas de coleta e rastreabilidade de produtos florestais para o extrativismo e usina de óleos amazônicos com a participação de 34 pessoas. Para o segundo módulo foram abordados os temas de plano de manejo florestal, movelaria e precificação de produtos com a participação de 41 pessoas.
O módulo 3 tem previsão de ser realizado na primeira quinzena de outubro de 2024 na Comunidade São Francisco das Chagas do Caribi, na RDS Uatumã, e terá a apresentação dos planos de negócios elaborados pelos alunos que participaram das oficinas.
Robert Viana, técnico do Idesam destaca que “o curso cria oportunidade para que os jovens possam aprender a serem empreendedores com o objetivo de desenvolver negócios a partir dos produtos da sociobiodiversidade com foco na geração de renda em suas comunidades e na conservação das florestas”.
Sobre o Idesam
O Idesam é uma ONG amazonense com atuação na Amazônia Legal desde 2004 e trabalha pela conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia e suas populações. Possui a qualificação de Organização Social de Interesse Público (Oscip) e possui o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2022 e como a melhor organização ambiental da Região Norte pelo prêmio Melhores ONGs 2020. Recebeu o Prêmio Empreendedor Social 2022, promovido pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, na categoria ‘Inovação e Meio Ambiente’; e é credenciado como ator da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). Para saber mais, acesse: www.idesam.org
FONTE: Hedylaine Boscolo