As queimadas são um problema grave que afetam não apenas a saúde pública e o meio ambiente, mas também a infraestrutura de serviços essenciais. Em Rondônia, a Energisa registra uma média de 50 interrupções de energia elétrica por ano, afetando cerca de 12 mil clientes da empresa.
Caio Souza, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, destaca a importância de evitar queimadas próximas à rede elétrica: “As queimadas representam um risco significativo tanto para a integridade da rede elétrica quanto para a segurança da população. O calor intenso pode danificar cabos e postes, resultando em interrupções no fornecimento de energia e colocando em perigo a vida das pessoas. É fundamental que todos estejam cientes dos riscos e adotem medidas preventivas.”
Confira a seguir as orientações repassadas pelo coordenador:
– Não faça queimadas para limpar pastagem ou plantio agrícola;
– Evite acender fogueiras, principalmente em locais perto da rede elétrica;
– Quando acender uma fogueira, posteriormente apague as cinzas com água, para que o vento não leve as brasas para matas, terrenos baldios ou lixões;
– Nunca jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em lixeiras, às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;
– Não queime o lixo doméstico;
– Queimadas próximas às linhas de transmissão constituem crime federal previsto no Decreto 2.661, de julho de 1998, que proíbe atear fogo numa faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações.
A população deve informar casos de queimadas e incêndios ao Corpo de Bombeiros pelo número 193. Se as chamas estiverem próximas à rede elétrica, deve também acionar a Energisa pelo 0800 647 0120, aplicativo Energisa On ou atendente virtual Gisa (www.gisa.energisa.com.br).
fonte: Queli Cristina Santos de Souza
Anl Comunicacao III – COORDENACAO DE COMUNICACAO E MARKETING BP