Com o compromisso de garantir um transporte seguro para os estudantes rondonienses, o governo do estado concluiu, no dia 15 de fevereiro, o período de vistorias previstas para o primeiro semestre de 2025, em ônibus e vans escolares em diversas cidades de Rondônia. As fiscalizações de rotina, feitas pelo Departamento Estadual de Transito (Detran-RO), por meio da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT) e Diretoria Técnica de Veículos (DTV), seguem normalmente.
A vistoria analisa itens essenciais para a segurança dos passageiros, como cintos de segurança em bom estado, sinalização sonora e de iluminação, grade de proteção do motor, estepe e demais equipamentos obrigatórios. O trabalho segue as normas do Artigo 136, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina a vistoria semestral desses veículos antes do período de retorno às aulas. A ação busca identificar e corrigir irregularidades para evitar riscos aos alunos.
FISCALIZAÇÃO
Até o fim do período de vistoria, dos 2.095 veículos declarados, 1.498 foram aprovados, 25 reprovados e 572 não compareceram. O Detran-RO também realiza fora dos períodos de vistorias escolares as fiscalizações de rotina, em que as equipes vão até as rotas de circulação dos veículos. Sendo apuradas infrações de trânsito, são lavrados os respectivos autos.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou acerca da ação que, “além da fiscalização presencial, o Departamento disponibilizou uma consulta pública online, permitindo que pais, responsáveis e escolas verifiquem se os veículos estão vistoriados e autorizados para o transporte escolar.”
A consulta pode ser feita inserindo apenas a placa do veículo no site: centralservicos.detran.ro.gov.br/Consulta/VeiculoEscolar. A iniciativa reforça a transparência e o direito da comunidade de garantir a segurança dos alunos.
DENÚNCIAS
A população também pode colaborar com a fiscalização do Detran-RO. Em casos de suspeitas de irregularidades, denúncias podem ser enviadas para os seguintes emails: ouvidoria@detran.ro.gov.br (Detran-RO) e gaeduc@mpro.mp.br.
Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Simon Rio
Secom – Governo de Rondônia