Conscientização sobre a importância do combate ao crime passa a ser adotada em eventos
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) aderiu à campanha permanente de combate ao racismo nas escolas, evento esportivo ou cultural do estado de Rondônia. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância e a necessidade de se discutir e combater o racismo em todas as suas formas.
De acordo com a campanha, a ideia é propor atividades para combater o racismo, através do conhecimento e o devido respeito às raças, etnias, religiões e povos tradicionais. A partir dessas ações adotadas, o estado de Rondônia concederá o selo “Rondônia sem Racismo” mediante comprovação da campanha permanente nos estabelecimentos ou eventos.
A Semes realiza diversas atividades esportivas e também de recreações, como por exemplo o programa Talentos do Futuro, projetos Viva Bem e Viver Ativo e ainda o projeto Rua de Lazer e Cidadania. Todas essas atividades da secretaria passam a integrar as ações de enfrentamento ao racismo, por meio de divulgação de vídeos, áudios, banners, panfletos e anúncios de som durante os intervalos dos eventos e a divulgação dos telefones dos órgãos públicos de denúncia de racismo.
Segundo a secretária Ivonete Gomes, esse trabalho de conscientização já começou na última edição da Rua de Lazer e vai seguir assim daqui para frente. “Cabe a nós proporcionarmos uma formação antirracista às nossas crianças e jovens. É responsabilidade de todos nós educar e ensinar as pessoas sobre o respeito ao próximo, independentemente de raça, cor, etnia”, disse.
Para o secretário-adjunto, Edilson Pacheco, as diversas atividades da Semes foram pensadas para colocar o tema em discussão e também sobre a conscientização da importância da igualdade. “Apesar do acesso à informação que se tem nos dias atuais, ainda se faz necessário reforçarmos a importância de combater o racismo na nossa sociedade”, finaliza.
Texto: André Oliveira
Foto: Semes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)