No contexto da campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar sobre a prevenção ao suicídio, a formação sanitária do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) ofereceu orientações presencialmente ao efetivo administrativo da Unidade, e por meio de um treinamento online, permitindo que o tema da saúde mental seja abordado de forma contínua.
Na última terça-feira, 10, dezenas de policiais participaram de um treinamento online em primeiros socorros emocionais, reforçando a importância da iniciativa. O treinamento e as demais atividades propostas fazem parte de um esforço para promover uma cultura de cuidado e apoio psicológico dentro da corporação.
O projeto tem como principal objetivo fornecer aos policiais as ferramentas necessárias para identificar sinais de crise emocional e agir de forma eficaz. Entre os temas abordados estão o reconhecimento de sinais de alerta, a prática da escuta ativa e da comunicação empática, além de técnicas de intervenção e encaminhamento para auxílio profissional.
Como parte da ação, foi criado um mural informativo e interativo sobre a campanha do Setembro Amarelo, disponível na sede do Batalhão Tiradentes ao longo de todo o mês. O objetivo é promover a conscientização e o engajamento de todos os membros da corporação, reforçando a importância da prevenção ao suicídio.
Texto e fotos: Seção de Comunicação Social – P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares