Talonário Eletrônico é um sistema responsável por facilitar a emissão de autos de infração de trânsito pelos agentes de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). A nova plataforma é resultado de um investimento do governo de Rondônia e desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTI), em parceria com a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT). A ferramenta foi implementada com o objetivo de proporcionar um melhor desempenho do processo de auto de infração; e já está em execução.
Segundo o coordenador da CTI, Paulo Vasconcellos, o novo sistema foi desenvolvido com base em referências consolidadas no mercado. “Após a pretensão de desenvolvimento do projeto, nossa equipe foi buscar referências para trazer ao Detran-RO, um sistema mais automatizado e eficiente. Com isso, encontramos as ferramentas da PRF e do Detran do Distrito Federal, que foram as nossas bases para construção de uma plataforma inovadora”, explicou.
O governador do estado, Marcos Rocha, enfatizou os investimentos do governo na modernização e atualização dos sistemas. “Estamos modernizando a gestão para que todos os sistemas fiquem mais ágeis e possibilitem ganho de tempo na execução das tarefas.”
O novo sistema funciona em tempo real. Após a abordagem, o agente de trânsito realiza a aplicação da autuação, caso necessário, e este ato já é incorporado na base de dados do Detran-RO. Com isso, o tempo para o ingresso de recurso, também diminui e traz uma resposta mais rápida ao cidadão.
Além disso, o registro de infrações pode ser feito através de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. O sistema permite a captura de dados como a placa do veículo, o tipo de infração, a descrição do ocorrido e outras informações relevantes.
De acordo com a Coordenadoria de Tecnologia de Informação, o sistema próprio deve trazer uma redução, em média, de R$ 2 milhões. O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou a importância da nova ferramenta. “Sem dúvidas, esse trabalho é fundamental para o Detran, e ainda traz consigo uma economia para os cofres. Com esse dinheiro, trabalharemos em outras ações para trazer mais benefícios ao cidadão.”
Fonte
Texto: João Muniz
Fotos: Jarlana Davy
Secom – Governo de Rondônia