A solenidade de encerramento do mês da Segurança Institucional do MPRO foi realizada nesta terça-feira (6/9) no auditório da Instituição, com a presença de várias autoridades do estado, bem como membros e servidores do Ministério Público.
Na oportunidade, ocorreu o lançamento da “Cartilha Virtual de Prevenção a Golpes Digitais”, composta por uma série de informações acerca dos mais variados golpes aplicados pela internet e dicas para evitar ser uma vítima desse tipo de crime.
Um vídeo resumiu as ações desenvolvidas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), em sua área afim, como cursos, treinamentos, capacitações de servidores e membros para o bem da Instituição e da sociedade.
Nas falas das autoridades, os agradecimentos e congratulações pelo constante investimento no setor, e citações da importância das parcerias que o Ministério Público mantém com as instituições, em diversos ramos de trabalhos, que se refletem em resultados positivos.
O anfitrião do evento, Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, cumprimentou os presentes, ao mesmo tempo em que elogiou o trabalho desenvolvido pelo GSI, sob a coordenação do Procurador de Justiça Carlos Grott.
O PGJ destacou que o trabalho conjunto com as diversas instituições no âmbito do Estado e da União fazem parte da sua administração e que os resultados em todas as ações de parceria são relevantes para todos e, principalmente, para a sociedade em geral. Ivanildo de Oliveira pontuou a importância de manter essa relação amistosa e de trocas de informações e expertise, com o intuito de avançar cada vez mais.
Na sequência, os participantes assistiram a uma palestra ministrada pelo Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Breno Araújo, com o tema “Aspectos históricos do serviço de inteligência, a diferença entre investigação e inteligência e a desmistificação do serviço de inteligência”.
A palestra de encerramento da cerimônia foi proferida pelo pelo Diretor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPRO, Promotor de Justiça Anderson Batista de Oliveira, abordou “A importância e o papel da Contrainteligência na proteção dos ativos das instituições”.
Além dos acima citados, fizeram parte da cerimônia de encerramento do mês dedicado a treinamentos e capacitações relativos à segurança institucional, representantes do governo do estado, Procuradoria-Geral, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB/RO, Secretaria de Segurança Pública, Força Aérea, Marinha e Defensoria Pública.
Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)