O VIII Congresso Municipal de Educação de Porto Velho será realizado nos próximos dias 28 e 29 de novembro e terá como tema “Qualidade e Equidade: Desafios e Avanços nas Políticas Educacionais na Rede Municipal de Porto Velho”.
O evento educacional – considerado o mais importante do ano – é direcionado aos professores, gestores, orientadores educacionais e supervisores da rede municipal de educação e será realizado na Casa de Shows Talismã 21.
Temáticas
O congresso tem como meta levantar eixos temáticos essenciais para a educação infantil e ensino fundamental. De acordo com Gláucia Negreiros, titular da pasta de Educação, durante o evento serão abordados temas como: ”Potencialidades e Caminhos para a Escolarização do Estudante Público-Alvo da Educação Especial”, com a palestrante Profa. Dra. Sônia Mari Shima Barroco, “Vivências e Práticas Inclusivas – Relatos de Experiências na Sala do AEE”, com Professores, Cuidadores e Profissional de Apoio Escolar” e a palestra – “Equidade Racial”, com palestrante do Instituto Motriz.
Também haverá temas voltados à primeira infância, com a roda de conversa: “Primeira Infância – A Leitura e a Escrita na Educação Infantil oportunizando a construção de espaços que acolhem e transformam”, entre outros temas que envolve a alfabetização, saúde mental dos profissionais da educação e cuidados com a voz para quem trabalha em sala de aula.
Prêmio Boas Práticas e Inovações na Gestão Escolar
Fará parte do congresso, a premiação da 6ª Edição do Prêmio Boas Práticas – “Professores que Transformam” e a 3ª edição do Prêmio Inovações na Gestão Escolar. Ainda de acordo com Gláucia Negreiros, “o congresso contará com palestras, apresentação de relatos de experiência, certificações, apresentações culturais e artísticas, entre outros atrativos, como a confraternização em homenagem ao dia dos Professores”, completou.
Para Juliene Rezende, diretora de Políticas Educacionais da Semed, “o objetivo é refletir sobre as ações educacionais no que se refere à essência da educação infantil e fundamental. Com todas as transformações dessa época difícil que passamos, não muito longe, com a pandemia, quando tivemos que reinventar a forma pedagógica de trabalhar para que a educação mantivesse a sua eficiência. Dedicar nossos olhares aos estudantes que estão sob nossa responsabilidade é o principal ponto do congresso deste ano”, afirma.
“Destacamos que as temáticas serão abordadas por palestrantes especializados e conhecidos nacionalmente. O evento terá seu desdobramento em dois dias consecutivos, tendo como público-alvo professores da rede municipal e equipe gestora”, finalizou a diretora.
Local
O VIII Congresso Municipal de Educação será realizado na casa de eventos Talismã, localizada na Av. Mamoré, bairro Três Marias. O evento tem capacidade para atender até 1.500 professores e a procura foi tão massiva por parte dos servidores da educação que foram encerradas em apenas 3 dias depois da abertura.
Texto: Semed
Foto: Ana Flávia Venâncio
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)